Bacalhau a gomes de sá receita simples

bacalhau a gomes de sá receita simples

Como é feito o bacalhau?

O bacalhau é aferventado apenas, limpo de peles e de espinhas e lascado. De seguida passa hora e meia em leite quente para amaciar. Depois põem-se numa travessa funda de ir ao forno as cebolas às rodelas, os alhos e o azeite.

Quais são os pratos com bacalhau mais tradicionais da culinária portuguesa?

O Bacalhau à Gomes de Sá é um dos pratos com bacalhau mais tradicionais da culinária portuguesa. Com ingredientes e preparo simples, esse prato demonstra toda a harmonia dos sabores da cozinha de Portugal. A culinária portuguesa é conhecida por seus pratos de preparo simples, mas deliciosos que tiram o máximo proveito de seus ingredientes.

Como fazer bacalhau com cebolas?

Corte as cebolas em rodelas finas e doure-as em uma frigideira com um pouco de azeite. 5. Acrescente o bacalhau, as batatas e as azeitonas. Em seguida, regue com azeite e misture bem. 6. Para finalizar, sirva o prato com os ovos cozidos cortados em quatro partes com salsinha salpicada por cima.

Como fazer bacalhau com batatas e azeitonas?

Acrescente o bacalhau, as batatas e as azeitonas. Em seguida, regue com azeite e misture bem. 6. Para finalizar, sirva o prato com os ovos cozidos cortados em quatro partes com salsinha salpicada por cima. O chef Nonato Rodrigues, da Adega do Césare, prepara o bacalhau Gomes de Sá tradicional.

Como fazer o pré-cozimento do bacalhau?

Faça um pré-cozimento colocando o bacalhau em uma panela com água, mas deixando em fogo brando por apenas 5 minutos. Dicas: a água do cozimento do seu peixe pode ser reaproveitada para fazer outros preparos. Além de dar mais sabor aos pratos, você diminui a quantidade de temperos e sal usada.

Qual é o nome comum de bacalhau?

Já em Moçambique e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron canadum (Beijupirá), uma espécie de peixe da ordem Perciformes . No rio Amazonas encontra-se o Arapaima gigas ( pirarucu ), que é conhecido também como bacalhau-da-amazônia.

Como fazer bacalhau saudável e saboroso?

Segundo a nutricionista Daniella Chein, o segredo do bacalhau é a lavagem correta, que antecede o preparo do prato: O primeiro passo para dessalgar o bacalhau é a lavagem das postas em água corrente para retirar esse excesso do sal.

Como faço para fazer a cebola?

Corta-se a cebola ás rodelas e picam-se os alhos,junta-se o pimento e o louro rega-se com azeite e vai a lume brando ,quando estiver refogado deitam-se o tomates e o vinho branco tempera-se com flor de sal e pimenta preta. Deixa-se ferver. Entretanto fritam-se batatas ás rodelas. Passam-se as postas de bacalhau por farinha e fritam-se também.

Como preparar o bacalhau para um prato?

Entretanto, ao óleo que ficou, junta-se bastante cebola cortada às rodelas, o pimento já limpo e cortado às tiras e os alhos esfiapados. Vai-se temperando com pimenta, colorau, folhas de loureiro cortadas aos bocados, sal, a polpa de tomate e um pouco de vinagre. Cerca de 10 minutos e está pronto.

Como fazer postas de bacalhau?

Escorra, seque e passe as postas de bacalhau por farinha, leve-as a fritar numa frigideira com o azeite até que fiquem douradinhas de ambos os lados, retire-as e reserve-as. Escorra metade do azeite, adicione a cebola, os alhos e o louro ao restante azeite e deixe cozinhar até que a cebola comece a ficar douradinha.

Como fazer bacalhau frito?

Passam-se as postas de bacalhau por farinha e fritam-se também. Depois do bacalhau frito coloca-se num tacho de barro as batatas em volta e o molho por cima do bacalhau. Polvilha com coentros ou salsa e enfeita-se com azeitonas.

Postagens relacionadas: