Ericeira

ericeira

Por que é importante conhecer a Ericeira?

Um dos momentos históricos mais recentes da Ericeira é a da família real portuguesa, com D. Manuel II, em outubro de 1910, a partir da Praia dos Pescadores. Tinham morto o seu pai e o irmão (o príncipe-herdeiro) e ele foge para o Reino Unido.

Quais são as principais características da região da Ericeira?

Além das praias, de que falaremos a seguir, esta é também uma região cheia de falésias e escarpas, com rochas enormes e claro as famosas furnas. Mesmo na cidade da Ericeira, existe um mix de penhascos com algumas dezenas de metros e praias pitorescas, criando um cenário bem fotogénico.

Qual é a origem da vila de Ericeira?

Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra. É uma freguesia portuguesa do município de Mafra, com 12,19 km² de área e 12368 habitantes (2021). A sua densidade populacional é de 1014,6 hab/km².

Qual a importância do Porto da Ericeira?

A Alfândega da Ericeira abrangia então uma área que se estendia de Cascais à Figueira da Foz, sendo o seu porto considerado o quarto mais importante do país, atrás dos de Lisboa, Porto e Setúbal. Com a construção do caminho-de-ferro do Oeste e o desenvolvimento dos transportes terrestres, o porto da Ericeira foi perdendo importância.

Quais são as características da Ericeira?

A Ericeira tem sol, boas praias, bons hotéis e uma gastronomia de excelência, fortemente enriquecida pelo peixe e pelo marisco fresco, caraterística que partilha com todas as vilas piscatórias. Ela está fortemente ligada ao surf, mas tem muitos mais atributos.

Quais são as melhores dicas para viajar para a Ericeira?

Sendo a Ericeira uma vila piscatória, é obrigatório fazer uma visita ao Porto de Pesca, um espaço que não sendo muito amplo, é muito encantador. Espaço onde se podem passar bons momentos e viver experiências distintas. No Parque das Furnas, pode contemplar uma zona rochosa de beleza incomum. Espaço com zonas verdes, ideal para passear.

Por que a Ericeira é uma das melhores cidades resort de Portugal?

A Ericeira é uma das mais míticas cidades resort de Portugal, e as razões para isso são muitas! As praias magnificas, a proximidade de Lisboa, o charmoso centro histórico, os deliciosos frutos do mar e claro, as ondas e o surf!

Quais são as melhores dicas para visitar a vila da Ericeira?

Para além de todas as dicas que te vamos dar a seguir, não deixes de lado um bom passeio pelas ruas da vila da Ericeira, tanto durante o dia como à noite, e delicia-te com as suas típicas casinhas brancas e azuis. Para quem gosta de visitar Igrejas e Capelas, aqui está no sítio certo. Há várias para conhecer.

Qual é a origem de Ericeira?

Em 1547, D. João III concede aos pescadores ericeirences a permissão de venderem o peixe a olho e não a peso, costume que ainda há trinta anos se mantinha.

Qual a importância do Porto da Ericeira?

A Alfândega da Ericeira abrangia então uma área que se estendia de Cascais à Figueira da Foz, sendo o seu porto considerado o quarto mais importante do país, atrás dos de Lisboa, Porto e Setúbal. Com a construção do caminho-de-ferro do Oeste e o desenvolvimento dos transportes terrestres, o porto da Ericeira foi perdendo importância.

Qual é a densidade populacional de Ericeira?

Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra. É uma freguesia portuguesa do município de Mafra, com 12,19 km² de área e 10 260 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 841,7 hab/km². Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios .

Qual é a melhor praia de Ericeira?

A Praia do Norte, conhecida por Praia do Algodio, é bonita, mas de mar agitado com o vento a soprar pelas areias. Fica a norte do porto de Ericeira – a 10 minutos de carro do centro de Ericeira. Não é tão frequentada como a Praia do Sul, mas é vigiada.

Postagens relacionadas: