Simulador reforma antecipada 2022

simulador reforma antecipada 2022

Quando a reforma antecipada é possível?

No caso dos funcionários públicos, a reforma antecipada é possível quando o beneficiário estiver numa das seguintes situações: Pelo menos, 40 anos de serviço efetivo aos atingir os 60 anos de idade;

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Qual a idade legal da reforma antecipada?

A reforma antecipada, ou seja, deixar de trabalhar antes de ter atingido a idade legal de acesso à reforma, é algo que muitos desejam, sobretudo quando se acumulam os anos de trabalho. Mas será que compensa? E quais as penalizações que pode vir a sofrer? Em 2021, a idade legal da reforma é de 66 anos e 6 meses, aumentando um mês em 2022.

Quem pode pedir reforma antecipada?

Pode pedir a reforma antecipada ao abrigo deste regime quem: Tem 60 anos de idade ou mais e tiver pelo menos 48 anos de registo de remunerações. Tem 60 anos de idade ou mais e tiver pelo menos 46 anos de registo de remunerações, desde que tenha começado a descontar antes dos 17 anos.

Qual a idade ideal para reforma antecipada?

Será penalizado com o fator de sustentabilidade e o fator de redução. Se pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração aos 57 anos, tiver 22 anos de descontos e estiver desempregado desde os 52 anos, sofrerá um fator de redução de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. Mas não é só.

Como funciona a pensão de reforma antecipada?

Neste caso a pensão de reforma antecipada não tem qualquer penalização (conforme mencionado no nº 1 do artigo 21º-A do Decreto-Lei n.º 119/2018), ou seja não se aplica: O Sr. Jorge aos 62 anos tem 48 anos de descontos. Como tem uma longa carreira contributiva a pensão não terá qualquer penalização.

Quais documentos são necessários para pedir reforma antecipada?

Documento da instituição bancária, comprovativo do IBAN, onde se veja o nome do beneficiário como titular; Documento de identificação válido do rogado, no caso de assinatura a rogo; Documentos comprovativos do tempo de serviço militar obrigatório. Uma vez que está a pedir a reforma antecipada, também terá de apresentar:

Qual a idade da reforma e quem tem direito? Têm direito à reforma os seguintes beneficiários que tenham contado com pelo menos 15 anos de descontos para a Segurança Social e tenham completado 66 anos e 7 meses em 2022 (idade normal de acesso à reforma): Beneficiários do Seguro Social Voluntário.

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Quais são os requisitos para se reformar?

Ter 60 anos ou mais de idade e uma carreira de 46 anos ou mais de descontos (antecipação pelo regime das carreiras muito longas) Ter uma atividade profissional de natureza penosa ou desgastante Começar desde cedo o planeamento para a reforma é essencial para garantir a manutenção do mesmo padrão de vida quando se reformar.

Quem tem direito a pedir a reforma?

Ter 60 ou mais anos de idade e, pelo menos, 48 anos de carreira contributiva; Ter 60 ou mais anos de idade e, pelo menos, 46 anos de carreira contributiva, tendo começado a descontar para a Segurança Social ou para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) antes dos 17 anos.

Quanto Tempo Demora para fazer o pedido de reforma?

E o que acontece se pedir antes? Mesmo que ainda tenha alguns anos de trabalho pela frente, veja como funciona e o que fazer para não sofrer penalizações quando deixar de trabalhar. Se a idade da reforma já está a chegar, veja o que vai precisar. Pode fazer o pedido com uma antecedência máxima de três meses em relação à data de início da reforma.

Postagens relacionadas: