Declaração de bens comuns

declaração de bens comuns

O que é a declaração de bens e valores que compõem o patrimônio privado?

Como exemplo temos a Lei nº 8.429/1992, a qual estabelece em seu artigo 13 que a posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

Como fazer declaração de bens isentos?

Na falta deste documento, como no caso de isentos, outro meio de se fazer isso é elaborando um documento denominado declaração. Para suprir esta necessidade disponibilizamos abaixo um modelo de declaração de bens.

O que são os bens comuns?

O que são os bens comuns? Bem comum é uma expressão que se refere a vários conceitos da filosofia, teologia, sociologia e ciência política. No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade.

Qual o conceito de bens e serviços comuns?

Podemos citar como bens e serviços comuns que podem ser contratados por meio de pregão: material escolar, medicamentos, carros, confecção de chaves, pintura de parede, etc.

Quem deve apresentar Declaração dos bens e valores que constituem seu patrimônio?

De outro norte, o § 5° do artigo 16 da Lei Complementar nº 04/1990 de Mato Grosso, por exemplo, estabelece que no ato da posse o servidor deverá apresentar declaração dos bens e valores que constituem seu patrimônio. Esta legislação se aplica aos servidores públicos da administração direta, das autarquias e das fundações públicas estaduais.

O que é declaração de Patrimônio?

Trata-se, entretanto, de uma declaração efetuada por meio do software próprio fornecido pela Receita Federal. De outro norte, o § 5° do artigo 16 da Lei Complementar nº 04/1990 de Mato Grosso, por exemplo, estabelece que no ato da posse o servidor deverá apresentar declaração dos bens e valores que constituem seu patrimônio.

Qual a importância da Declaração de bens?

Na declaração de bens, é preciso informar todos os bens e direitos que estejam no Brasil ou no exterior, que seja pertencente ao titular ou aos dependentes. Dessa forma, na declaração de bens informe:

Quais são os bens a serem declarados?

Os bens a serem declarados são os mais diversos, dentre eles imóveis, veículos e aplicações financeiras. Alguns outros bens menos óbvios também precisam ser declarados, como as joias, itens de colecionador e obras de arte.

Qual o conceito de bens e serviços comuns?

Podemos citar como bens e serviços comuns que podem ser contratados por meio de pregão: material escolar, medicamentos, carros, confecção de chaves, pintura de parede, etc.

O que são bens comuns e quais são os trâmites burocráticos?

Bens comuns são bens que um casal acabou adquirindo na constância do casamento. Sendo assim, quando falamos propriamente na união de duas pessoas por meio do casamento, acabamos nos atentando somente ao fator festivo e não pensamos nos trâmites burocráticos.

Como os bens comuns podem ser partilhados?

A comunhão parcial de bens é caracteriza pela divisão dos bens em 50% para cada uma das partes. Entretanto, somente os bens que foram conquistados onerosamente - por meio de pagamento - durante a união poderão ser divididos.

Qual a diferença entre bens particulares e comunhão parcial?

Bens particulares são aqueles que pertencem exclusivamente a um dos cônjuges, em razão do seu título aquisitivo. No regime da comunhão parcial, são particulares os bens adquiridos antes e depois do casamento, por herança ou doação, bem como os adquiridos com o produto da venda de outros bens particulares.

Postagens relacionadas: