Azedas planta

azedas planta

Quais são os benefícios da planta azeda?

A planta Azeda de nome cientifico (Rumex acetosa) é uma erva cheia de benefícios. A sua raiz purifica o sangue. Quando Tomada em forma de chá alivia problemas respiratórios (bronquite, asma). É mais rica em vitamina A que a cenoura. Os talos e as folhas usam-se contra doenças do sangue e dos sistema nervoso.

Como é feito o cultivo da azeda?

A azeda ou azedinha é uma planta perene em regiões de clima adequado, podendo produzir por vários anos. Em regiões onde o inverno é muito rigoroso, o cultivo pode ser feito anualmente a partir de sementes. Em regiões onde o inverno é relativamente frio, a parte aérea da planta morre, rebrotando na primavera.

Qual é a espécie de azeda?

A azeda pertence ao género Rumex e cresce no norte da Península Ibérica. A espécie Rumex acetosa é a mais comum. A Rumex sanguineus é outra variedade também comestível – os veios e os talos da planta são avermelhados. Em Portugal é conhecida por azedas-bravas, língua de vaca, erva azeda, vinagreira ou erva vinagreira.

Qual a diferença entre azeda e azedinha?

A azeda (Rumex acetosa), também conhecida em Portugal como azedas, azeda-brava, erva-vinagreira ou vinagreira, é uma planta do género Rumex que cresce no Norte da Península Ibérica. No Brasil é conhecida como azedinha. Quanto à sua tipologia fisionómica, trata-se de uma planta hemicriptófita.

Quais são os benefícios da azeda?

A azeda tem um efeito de secagem no corpo, o que torna o seu consumo uma excelente maneira natural de reduzir a produção de muco.O motivo pelo qual é tão boa em reduzir o muco é porque contém taninos, com os quais você pode estar familiarizado caso seja um consumidor de chá.

Quais os benefícios da planta azedinha?

Rica em vitaminas B e C, além de cálcio e outros minerais, a planta é repleta de benefícios à saúde, contando com ação diurética e febrífuga, além de anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica, entre outras.

Qual é a espécie de azeda?

A azeda pertence ao género Rumex e cresce no norte da Península Ibérica. A espécie Rumex acetosa é a mais comum. A Rumex sanguineus é outra variedade também comestível – os veios e os talos da planta são avermelhados. Em Portugal é conhecida por azedas-bravas, língua de vaca, erva azeda, vinagreira ou erva vinagreira.

Quais são as características da erva azeda?

A erva azeda é uma planta fácil de cultivar e pode recolectar-se entre os meses de Abril e Junho. Outros usos – Graças ao seu sabor peculiar, ela é usada como condimento na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas.

Quais são os benefícios da azeda para a saúde?

As azedas são comestíveis e possuem mais vitamina A que as cenouras. As suas folhas jovens podem consumir-se cruas em saladas. As folhas mais desenvolvidas podem ser usadas em sopas (tomate, peixe ou frango)ou para fazer esparregado.

Quais são as diferenças entre azedas e cenouras?

As azedas são comestíveis e possuem mais vitamina A que as cenouras. As suas folhas jovens podem consumir-se cruas em saladas. As folhas mais desenvolvidas podem ser usadas em sopas (tomate, peixe ou frango)ou para fazer esparregado. Também podem ser adicionadas, em pequenas quantidades, em saladas de frutas, bebidas, geleias, cremes, etc.

Qual é o sinônimo de Azedinha?

A azedinha ( Rumex acetosella) é uma planta medicinal também conhecida como acedrilla, azeda, azeda-brava, azeda-do-campo, erva-azeda, erva-vinagreira, língua-de-andorinha, língua-de-vaca, red sorrel, sheep’s sorrel, sour weed (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Rumex acetosa.

Postagens relacionadas: