Arquidiocese de braga

arquidiocese de braga

Quais são as paróquias da Arquidiocese de Braga?

Depois de contendas com a Sé de Compostela, Pascoal II, em 1103, dá a Braga como sufragâneas as Dioceses de Porto, Coimbra, Lamego e Viseu (em Portugal ), e mais cinco em território da Espanha . Célebre ficou também a contenda com Toledo sobre a primazia — ainda hoje, de resto, o arcebispo de Braga usa o título de Primaz das Espanhas.

Qual é a Diocese de Braga?

Em 832, a cidade de Braga estava sujeita à jurisdição da arquidiocese de Lugo e Braga, e essa situação continuou até 1070, quando a arquidiocese de Braga foi restaurada na cidade recapturada pelos cristãos. O primeiro bispo da Sé restaurada é Pedro, mencionado pela primeira vez em um documento datado de 1 de maio de 1070 .

Quem é o bispo de Braga?

Por doação do Conde D. Henrique, de 1112 a 1790 os Arcebispos de Braga detiveram o senhorio de juro e herdade da cidade de Braga, com jurisdição temporal. Nesse período o título oficial dos prelados bracarenses era Arcebispo e Senhor de Braga, Primaz das Espanhas .

Quem foi o primeiro arcebispo de Braga?

Pedro de Braga (???? - 1096) foi o primeiro arcebispo após a restauração da Arquidiocese de Braga em 1071. Foi nomeado pelo rei Dom Sancho II de Castela. Trabalhou na recuperação da cidade e da Sé de Braga, mas com a morte de D. Sancho II, seu sucessor, D. Afonso VI o perseguiu e mandou prender em um mosteiro, onde veio a falecer.

Qual é a história de Braga?

Braga possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.). Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-líbris é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO.

Quais as principais características da cidade de Braga?

Braga é uma cidade extremamente dinâmica, com uma intensa actividade económica nas áreas do comércio e serviços, ensino e investigação, construção civil, informática e novas tecnologias, turismo e vários ramos da indústria e do artesanato . A população economicamente activa em 2001 foi 51,9%, ou seja, 85 194 indivíduos.

Quais são as freguesias de Braga?

Desde a reorganização administrativa de 2013, o município de Braga está subdividido em 37 freguesias. Braga possui onze protocolos de cooperação. Astorga, Castela e Leão, Espanha. A cidade de Braga possui laços com Astorga há mais de dois mil anos, como evidencia a construção da Geira para encurtar distâncias entre estas.

Postagens relacionadas: