Hepatite

hepatite

Quais são os tipos de hepatite?

Hepatite C: A hepatite C também é causada por um vírus e tem um meio de transmissão similar ao da hepatite B. Hepatite medicamentosa: A hepatite medicamentosa é aquela causada pelo consumo excessivo de certos tipos de medicamentos que acabam por agredir o fígado, causando o processo inflamatório.

Quais são as etiologias da hepatite?

Pode apresentar várias etiologias associadas, nomeadamente vírus (Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D, Hepatite E), sendo a hepatite A, B e C as mais comuns e constituindo uma importante causa de mortalidade em Portugal.

Como é o tratamento da hepatite?

O tratamento da hepatite deve ser orientado pelo médico gastrenterologista (especialista em doenças do aparelho digestivo). Nos casos mais simples, o tratamento pode passar apenas pelo repouso ou pela administração de alguns medicamentos analgésicos (paracetamol).

Como a hepatite pode evoluir?

Em alguns casos, a hepatite pode evoluir muito favoravelmente, necessitando apenas de repouso e tratamento sintomático, mas, noutros casos, pode cursar com doença grave ou fatal, quer na fase aguda, quer desenvolvendo complicações a longo prazo como cirrose ou cancro do fígado.

Quais são os sintomas da hepatite?

Os principais sintomas incluem: cansaço; tontura; enjoo e/ou vômitos; febre e dor abdominal. Esse tipo de hepatite é contagioso e a melhor forma de preveni-lo é utilizando preservativo, não compartilhando objetos de uso pessoal e se imunizando. Entre as hepatites virais, a hepatite B é a segunda maior causa de óbitos.

Quais são os tipos de hepatite viral?

Quais os tipos de hepatite viral? Cinco vírus são responsáveis pela maioria dos casos de hepatite viral: vírus da hepatite A (HAV), vírus da hepatite B (HBV), vírus da hepatite C (HCV), vírus da hepatite D (HDV) e vírus da hepatite E (HEV). Todos esses vírus podem causar hepatite aguda.

Quais são as formas de transmissão da hepatite?

As formas de transmissão são semelhantes às da hepatite B. Para prevenir a condição, a melhor forma é se vacinando com a vacina hepatite B. Na maioria dos casos, esse tipo de hepatite possui caráter benigno, dificilmente causando infecções crônicas. A principal forma de transmissão é pela via fecal-oral através do consumo de água contaminada.

Quais as consequências da hepatite no Brasil?

No Brasil, houve queda nos níveis endêmicos da hepatite causada por vírus graças à urbanização crescente da população e a melhorias do saneamento básico nos maiores centros urbanos desde o século passado.

Quais são os remédios para hepatite A?

Apesar da hepatite A conseguir ser resolvida sem ser necessária a realização de tratamento específico, o médico pode indicar o uso de remédios que ajudem a aliviar os sintomas. Assim, pode ser recomendado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e remédios para enjoo.

Qual é a cura da hepatite?

Hepatite tem cura? O prognóstico da hepatite é muito variável, dependendo do tipo de hepatite presente, entre muitos outros fatores. Para algumas hepatites existe uma cura definitiva, que nos permite debelar completamente a doença. No entanto, existem hepatites em que a doença se torna crónica, não existindo possibilidades de cura.

Quais são os sintomas da hepatite?

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite A, o HAV, cuja principal via de infecção é por meio do consumo de água e alimentos contaminados por esse vírus, levando ao aparecimento de sintomas como cansaço, enjoo, dores no corpo e febre baixa que duram cerca de 10 dias.

Quais os cuidados com a alimentação durante o tratamento para hepatite?

É importante também ter cuidado com a alimentação durante o tratamento para a hepatite A, sendo importante evitar alimentos muito gordurosos, pois assim é possível prevenir maior inflamação e facilitar a digestão.

Postagens relacionadas: