Votação antecipada

votação antecipada

Como funciona a votação antecipada?

A votação antecipada começa nas prisões e nos Hospitais. Os idosos em lares de idosos vão poder exercer o direito de voto sem terem de sair das instalações. Nas cadeias inscreveram-se para o voto antecipado 2.451 reclusos, ou seja, 25% da população prisional.

Como e quando pode exercer o voto antecipado?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições.

Como funciona o voto antecipado em mobilidade?

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições legislativas de 2019.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como e quando pode exercer o voto antecipado?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições.

Posso votar antecipadamente nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro, volta a ser possível votar antecipadamente. Qualquer cidadão pode optar por esta modalidade, porém existem condições especiais para pessoas em isolamento, residentes em lares, internados em hospitais, reclusos e deslocados no estrangeiro.

Como votar antecipadamente na plataforma eletrónica?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. ...

Como funciona o voto antecipado?

Alarga a possibilidade de voto antecipado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada sede de distrito e em cada uma das ilhas das Regiões Autónomas.

Posso votar antecipadamente em mobilidade?

Nesta eleição, posso votar antecipadamente em mobilidade? Não. Os doentes internados e os presos podem votar antecipadamente? Sim, votam antecipadamente no estabelecimento hospitalar ou prisional onde se encontrarem. Estudo longe do local em que estou recenseado.

Quem tem direito ao voto antecipado no dia das eleições?

Caso o eleitor tenha manifestado a intenção de exercício de voto antecipado em mobilidade e não exerça o direito, poderá exercê-lo no dia das eleições na sua mesa de recenseamento. O processo de votação é seguro e garante a confidencialidade do voto:

Quem pode votar antecipadamente?

Quem pode votar? Qualquer cidadão pode votar antecipadamente sem ter necessidade de justificar por quê, e se tiver feito o pedido entre domingo e quinta-feira, entre 10 e 14 de janeiro, através do ‘site’ www.votoantecipado.mai.gov.pt ou via carta, para o Ministério da Administração Interna. Se não votar este domingo, é possível fazê-lo no dia 24?

Postagens relacionadas: