Como abrir atividade

como abrir atividade

Como iniciar a atividade como trabalhador independente?

Iniciar a atividade como trabalhador independente exige entregar a declaração indicada para o efeito através do portal das finanças (Os seus Serviços/ Entregar/ Declarações Início de Actividade), ou numa repartição das finanças. Este procedimento não tem qualquer custo associado.

Como dar início a atividade nas finanças?

E junto da Segurança Social? O que deve fazer Ao efetuar o início da atividade nas Finanças está também automaticamente, através de cruzamento de dados, a dar início à atividade na Segurança Social (basta ao trabalhador estar inscrito na Segurança Social, com um número identificativo).

Como fazer declaração de início de atividade?

Pode também dirigir-se a um balcão da AT, mas não se esqueça de fazer o agendamento prévio através dos contactos disponíveis no Portal das Finanças. Neste caso, a declaração de início de atividade será preenchida pelo funcionário da repartição da AT.

Quais são os códigos de atividades?

Estes códigos constam da tabela de atividades anexa ao artigo 151.º do Código do IRS (CIRS). Por sua vez, os códigos CAE identificam as atividades empresariais e as restantes atividades profissionais que podem ser exercidas por trabalhadores independentes e empresas. Por exemplo, atividades de carácter comercial, industrial ou agrícola.

Quais são as obrigações dos trabalhadores independentes?

E a Segurança Social? Outra obrigação dos trabalhadores independentes é o pagamento de contribuições para a Segurança Social. Quando abriu atividade nas Finanças, a AT comunicou essa informação à Segurança Social.

Qual a importância da declaração do IVA para o trabalhador independente?

Como trabalhador independente, e ao abrigo da nova legislação, fica encarregue de trimestralmente ou mensalmente ( consoante o regime de IVA em que estiver enquadrado) de entregar a declaração do IVA mediante a sua atividade, mesmo que nos meses anteriores não tenha faturado nada. Caso isso aconteça, terá de submeter a declaração a zeros.

O que é e como fazer para iniciar uma atividade por conta própria?

Aqui deve colocar a data em que pretende iniciar a atividade. Ou seja, corresponde à data em que inicie o exercício de alguma atividade por conta própria, suscetível de produzir rendimentos de trabalho independente, em sede de IRS (categoria B). Neste campo deve indicar o volume de negócios que prevê obter até ao final do ano.

Como fechar uma atividade de contabilidade organizada?

Para profissionais que tenham atividade aberta sob regime de contabilidade organizada terá que ser o respetivo contabilista a proceder à cessação da atividade. Fechar atividade também é bastante simples, basta fazê-lo online através do Portal das Finanças.

Como entregar a declaração de início de atividade?

Como se pode Abrir atividade nas finanças? Pode entregar a declaração de início de atividade online ou presencialmente. na subsecção “IVA”, preencha o campo “Volume de Negócios (Euro)” com volume estimado de negócios até ao final do ano (valor é anual para efeitos de enquadramento em IVA e em IRS)

Como validar declaração de início de atividade?

Se a declaração de início de atividade estiver corretamente preenchida, valide-a, clicando no botão “Validar”. Surgirá uma janela pop-up com um resumo sobre os seus enquadramentos. Se estiver tudo correto, clique no botão “Ok”.

Como gravar a declaração de início de atividade?

Não necessita de preencher os campos deste separador. Grave os dados preenchidos na declaração de início de atividade, clicando no botão “Gravar Ficheiro”. Contacte a AT, através do atendimento e-balcão ou do centro de atendimento telefónico (217 206 707) para confirmar que preencheu corretamente a declaração de início de atividade.

Quais são os requisitos para dar início de atividade?

No caso de dar início de actividade em NOME INDIVIDUAL, deve ter em mente que vai ter de decidir se a actividade espectável do seu negócio pode ser enquadrada em: ou se tem obrigatoriamente ficar enquadrada no regime de IVA normal. pelo regime de contabilidade simplificada (caso VN<200.000€) ou regime de contabilidade organizada.

Postagens relacionadas: