Sergio vieira moçambique

sergio vieira moçambique

Quais foram as funções de Sérgio Vieira Antes da independência de Moçambique?

Sérgio Vieira juntou-se à Frelimo ainda antes da independência, tendo exercido várias funções de relevo. Com a independência de Moçambique em 1975, Vieira assumiu diversas pastas governativas, incluindo as de ministro da Segurança e Administração Interna, governador do Banco de Moçambique e governador provincial.

Quem é Sérgio Vieira?

Poeta e político moçambicano, Sérgio Vieira nasceu em 1941, em Tete (Moçambique).Licenciado em Ciências Políticas, desde jovem se tornou activista político.

Quem foi o governador do banco de Moçambique?

Sérgio Castelo Branco da Silva Vieira ( Tete, Moçambique, 4 de maio de 1941 — África do Sul, 16 de dezembro de 2021) foi um político e poeta moçambicano . Foi director do Departamento de Educação e Cultura da Frelimo, Governador do Banco de Moçambique e Ministro da Segurança e da Agricultura.

O que aconteceu com Moçambique durante a transição para a independência?

Apesar da transição para a independência ter sido pacífica, Moçambique não conheceu a Paz durante muitos anos.

Qual foi o primeiro governo de Moçambique?

Moçambique tornou-se independente de Portugal em 25 de Junho de 1975. O primeiro governo, dirigido por Samora Machel, foi formado pela FRELIMO, a organização política que tinha negociado a independência com Portugal.

Quais foram as consequências da administração portuguesa em Moçambique?

A Penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX, a uma verdadeira administração colonial.

Quem dirige o governo de Moçambique?

É dirigido por um Governador (Rogério Zandamela), coadjuvado por um vice-governador (Victor Pedro Gomes), que chefia o Conselho de Administração, nomeados pelo Presidente da República. ↑ Governo de Moçambique (ed.).

O que aconteceu com o banco de Moçambique?

O Banco de Moçambique (BM), representado pelo Administrador do pelouro de Estabilidade Financeira, Jamal Omar, participou ontem, 24, nas instalações da Procuradoria Geral da República (PGR), na cerimónia de lançamento de uma plataforma de denúncia de fraudes com recurso a redes de telecomunicações e meios de pagamento electrónicos. Ler Mais...»

Quais foram as principais tarefas do banco de Moçambique?

Uma das grandes tarefas do BM foi a substituição, em 16 de Junho de 1980, da moeda colonial (o escudo) pelo metical, uma operação que foi levada a cabo com grande sucesso e em curto espaço de tempo. O Banco de Moçambique tem a sua sede em Maputo, capital de Moçambique, e delegações nas capitais provinciais.

O que é o Banco Central de Moçambique?

2. De acordo com o artigo 132 da Constituição da República de Moçambique, o BM é o banco central da República de Moçambique e o seu funcionamento rege-se por lei própria e pelas normas internacionais a que a República de Moçambique esteja vinculada e lhe sejam aplicáveis. 3.

Postagens relacionadas: