E-fatura

e-fatura

Como cadastrar a minha fatura?

Depois de entrar na sua página pessoal do e-fatura, clique em “Registar Faturas”, dentro do menu “Faturas”. Abrir-se-á uma página onde aparecerá, de forma automática, o seu NIF e nome completo.

Como saber se a fatura é emitida?

Como consultar faturas? Entre na página do e-fatura, coloque o cursor do rato por cima de “Despesas dedutíveis em IRS”, clique em “Consumidor” e insira a senha de acesso.

Quanto tempo deve guardar as faturas?

Pelo menos até confirmar que as despesas estão todas validadas e que foram bem inseridas no e-fatura. No entanto, caso tenha de registar uma fatura que não tenha sido comunicada pelo comerciante (ver pergunta 4), fica obrigado a conservar a fatura por um período de quatro anos, para mostrar à AT, caso seja solicitado.

Como cadastrar a fatura do e-fatura?

Verifique se as faturas que guardou ao longo do ano foram devidamente comunicadas pelas empresas e, nos casos em que se aperceba da ausência de alguma, registe-a. Depois de entrar na sua página pessoal do e-fatura, clique em “Registar Faturas”, dentro do menu “Faturas”.

Como faço para cadastrar minha fatura em débito automático?

Você, que tem conta-corrente no Itaú, pode cadastrar a sua fatura em débito automático para garantir o pagamento da fatura em dia. Veja como é simples: É só acessar sua conta na internet, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “cadastrar débito automático” no campo de busca.

Como criar uma boa fatura?

Qual é o segredo para criar uma boa fatura? A maioria dos empregadores e trabalhadores usam um modelo para garantir o aspecto profissional das faturas. Mantenha um design simples, claro e minimalista para que todos os números e detalhes estejam visíveis.

Como criar faturas profissionais para seus clientes?

Com o editor de faturas gratuito do Canva, você pode adicionar um toque pessoal a centenas de templates de faturas desenvolvidos por designers e transformar um documento monótono em uma experiência para o cliente que mostre a consistência da sua marca. Primeiro, abra o Canva em um computador ou dispositivo móvel.

Como agrupar as faturas de uma empresa?

Se quiser que o seu número de fatura seja mais informativo, pode atribuir um código separado para cada cliente, usando as iniciais da empresa em questão, seguidas da numeração sequencial. Incluir a data da fatura, usando o formato AAAA-MM-DD vai facilitar, igualmente, o agrupamento das faturas.

Qual o período mínimo para guardar faturas?

O período mínimo para guardar faturas varia entre seis meses e cinco anos. As faturas de serviços públicos essenciais, como telefone, Internet, água, luz e gás, devem ser guardadas durante seis meses.

Quanto tempo devem ser guardadas as faturas de saúde?

Os comprovativos de pagamento de despesas destes profissionais também devem ser guardadas pelo menos durante dois anos. As faturas de saúde devem ser guardadas durante três anos pois este é o prazo que as instituições públicas têm para reclamar pagamentos. Se não tiver guardado os comprovativos não tem como provar que efetuou os pagamentos.

Quanto tempo dura o comprovativo de fatura?

Mas, atenção para este ponto, se precisar de inserir algum desses documentos manualmente, então o respetivo comprovativo deve ser guardado durante quatro anos. Caso o comerciante venha a carregar a fatura, e esta depois apareça em duplicado no seu e-fatura, já pode desfazer-se do comprovativo em papel.

Quanto tempo devo guardar as faturas do meu imóvel?

Seis meses é, igualmente, o tempo mínimo para guardar faturas relativas a despesas de alimentação e alojamento. No entanto, se quiser apresentar estes gastos no IRS, o prazo é diferente, conforme explicamos mais à frente.

Postagens relacionadas: