Votar antecipadamente 2022

votar antecipadamente 2022

Quais são as regras para votar antecipadamente no dia 30 de janeiro de 2022?

Voto antecipado: Quais são as regras? Os cidadãos que estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia 30 de janeiro de 2022, podem votar antecipadamente desde que cumpram certos requisitos. O Ministério da Administração Interna já divulgou, no Portal do Eleitor, as informações relativas ao voto antecipado.

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre 16 e 20 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Quais as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas 2022?

Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

Quem está impedido de votar no dia da eleição pode votar antecipadamente?

POR RAZOES PROFISSIONAIS - Se por motivos profissionais está impedido de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição pode votar antecipadamente. Para o efeito deve apresentar-se na Câmara Municipal do Município em cuja área está recenseado, fazendo-se acompanhar do documento comprovativo do impedimento, entre 16 e 21 de setembro.

Quais são as regras do voto antecipado?

Os utentes de estruturas residenciais que estejam impedidos de sair devido à pandemia podem requerer o voto antecipado desde que o lar ou residência da terceira idade se situe no mesmo concelho onde está recenseado. O pedido pode ser feito entre 20 a 23 de janeiro;

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como fazer o voto antecipado para o confinamento?

O confinamento tem que ser decretado pela autoridade de saúde pública até ao dia 22 de janeiro e desde que inclua o dia da votação. Podem fazê-lo de duas formas: em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou na Junta de Freguesia onde estão recenseados.

Como votar antecipadamente em mobilidade?

A ministra Francisca Van Dunem apelou ainda aos eleitores para que se inscrevam até esta quinta-feira para votar antecipadamente em mobilidade. Renovo o apelo às pessoas que possam votar no dia 23 para que o faça, para evitarem estar, no dia 30, por qualquer situação, em contigência e não poderem exercer o direito de voto, disse.

Quais são as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas?

Entre 17 e 20 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto. Quem está recenseado em território nacional e vai estar em mobilidade no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado entre 16 e 20 de janeiro.

Posso votar antecipadamente nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro, volta a ser possível votar antecipadamente. Qualquer cidadão pode optar por esta modalidade, porém existem condições especiais para pessoas em isolamento, residentes em lares, internados em hospitais, reclusos e deslocados no estrangeiro.

Como pedir o voto antecipado?

Portugal caminha para mais umas eleições legislativas. Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica. Saiba quem é elegível para votar antecipadamente e quais os prazos.

Como votar antecipadamente na eleição?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos. Quem faz 16 anos no dia ou na véspera da eleição pode votar?

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Postagens relacionadas: