Senhora da lapa vieira do minho

senhora da lapa vieira do minho

Como é a imagem de Nossa Senhora da Lapa?

Nossa Senhora da Lapa é uma representação de ”Santíssima” Virgem Maria, bastante cultuada em Portugal e no Brasil. A sua imagem geralmente ostenta a Virgem Maria de pé, sobre as nuvens, com as mãos juntas em atitude de oração, com uma coroa e uma pomba (símbolo do Espírito Santo) sobre a cabeça.

Qual a origem da capela da Senhora da Lapa?

No limite poente da cumeada, João Gonçalves e a sua mulher Margarida da Silva mandaram construir, em 1694, a capela da Senhora da Lapa, aproveitando para o efeito alguns afloramentos graníticos do local.

Quais são os melhores lugares para visitar em Vieira do Minho?

Visitei este local em Anissó, Vieira do Minho, em dia de festas. A capela é única e é efectivamente o centro de todas as atenções.O miradouro tem umas vistas deslumbrantes sobre a paisagem com um pôr-de-sol magnifíco. Esta avaliação é a opinião subjetiva de um membro do Tripadvisor e não da TripAdvisor LLC.

Quando se comemora o dia de Nossa Senhora da Lapa?

O pai de Mariana, José Ferreira da Silva, estabeleceu que esse terço fosse rezado todos os anos, no dia 1° de setembro, data em que se comemoraria o dia de Nossa Senhora da Lapa. No entanto, devido às chuvas que ocorriam nessa época, dificultando a realização da festividade, Antônio Valeriano Corrêa transferiu a data para o dia 03 de maio.

Qual o significado do hino de Nossa Senhora da Lapa?

O Hino de Nossa Senhora da Lapa é uma composição de Otávia Rosa. É um hino de letra simples e com um significado muito especial para os devotos da padroeira de Vazante. Ele é cantado com muita devoção pelos fiéis, principalmente durante as festividades.

Quando foi realizada a 1a festa em louvor a Nossa Senhora da Lapa?

Aos 03 de maio de 1881, foi realizada, oficialmente, a 1ª Festa em louvor a Nossa Senhora da Lapa, já na capelinha recém-construída por José Ferreira da Silva e já com a presença de sacerdote e de romeiros. A devoção a Nossa Senhora da Lapa foi tomando grandes proporções.

Daí o nome Senhora da Lapa, no fundo a comunhão de uma antiga deidade pétrea com uma das palavras mais enunciadas no glossário cristão: senhora. Mas por que razão tinha esta gente tanta consideração por aquele amontoado pedregoso? Mais uma vez, pela razão de sempre.

Onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Lapa?

Quais são os melhores lugares para visitar no Minho?

Lindoso é conhecida sobretudo pelo seu castelo e pelo conjunto impressionante de espigueiros (são mais de 60). Estes espigueiros, que servem para guardar o milho, são um testemunho vivo das tradições comunitárias desta terra.

Quais são as atividades que fazer em Vieira do Minho?

Escalada, BTT, paintball ou simples caminhadas são algumas das atividades que em Vieira do Minho encontram o espaço ideal para a sua prática. No final, o convite é para respirar fundo enquanto olha para uma das muitas maravilhas naturais no seu estado mais puro.

Quais são as melhores dicas para aproveitar o território de Vieira do Minho?

A Praia do Boco fica em Parada de Bouro, entre a Ponte do Boco e a Quinta do Lago (relativamente próxima à Barragem da Caniçada). Eleita entre as melhores praias fluviais da região, a Praia do Boco é um local de descanso e contemplação.

Quais são as características de Vieira do Minho?

Em Vieira do Minho, em plena comunhão com a natureza, erguem-se os santuários de N. Sra. da Fé, de N. Sra. da Orada e de N. Sra. da Lapa, belíssimos sacrários que merecem uma visita. Vieira do Minho é um concelho marcado por uma ruralidade acentuada, onde os campos agrícolas e a floresta predominam o território e pintam a paisagem.

Postagens relacionadas: