Pensao de alimentos irs

pensao de alimentos irs

Como declarar a pensão de alimentos na Declaração de IRS?

Ambos os progenitores devem declarar a pensão de alimentos na declaração de IRS, mas em anexos distintos. O progenitor que recebe pensão de alimentos tem de declará-la como rendimento. Para tal, deve preencher o quadro 4 – A do Anexo A, de acordo com os seguintes passos: Clicar em “Adicionar Linha”.

Onde se coloca a pensão de alimentos no imposto de renda?

O Anexo H é onde se coloca a pensão de alimentos no IRS. A despesa com pensões de alimentos não se insere no portal e-fatura. As pensões de alimentos não entram no portal e-fatura, onde constam categorias como despesas familiares gerais, saúde, educação e lares.

Qual é o código da pensão alimentícia no imposto de renda?

Já a pensão de alimentos recebida declara-se no IRS no quadro 4A do anexo A. O código destes rendimentos é o 405. Saiba mais sobre as despesas com pensão alimentícia no IRS e sobre o englobamento de pensão de alimentos no IRS. Este conteúdo foi útil? Obrigado.

Como é tributado a pensão de alimentos?

Ambos os progenitores devem declarar a pensão de alimentos na declaração de IRS, mas em anexos distintos. O progenitor que recebe pensão de alimentos tem de declará-la como rendimento. Para tal, deve preencher o quadro 4 – A do Anexo A, de acordo com os seguintes passos:

Como declarar a pensão de alimentos no imposto de renda?

A pensão de alimentos recebida declara-se no IRS no quadro 4A do anexo A. O código destes rendimentos é o 405. Já as deduções com a pensão de alimentos paga podem ser feitas pelo progenitor pagador da pensão no IRS no anexo H, quadro 6A.

Quais são as deduções com pensão de alimentos no IRS 2018 a entregar em 2019?

As deduções com pensão de alimentos no IRS 2018, a entregar em 2019, têm como teto máximo 20% das importâncias comprovadamente suportadas por sentença ou acordo judicial e não reembolsadas. A pensão de alimentos recebida deve ser declarada no IRS no Anexo A, quadro A, com o código 405.

Como fazer deduções no imposto de renda com a pensão de alimentos paga?

Como Declarar Pensão de Alimentos no IRS? A pensão de alimentos recebida declara-se no IRS no quadro 4A do anexo A. O código destes rendimentos é o 405. Já as deduções com a pensão de alimentos paga podem ser feitas pelo progenitor pagador da pensão no IRS no anexo H, quadro 6A.

Como deduzir a pensão de alimentos?

Para efeitos de dedução, o progenitor que paga a pensão de alimentos deve preencher o quadro 6A do Anexo H, pelo valor total da pensão de alimentos comprovadamente suportada por sentença ou acordo judicial. São deduzidos 20% desse valor, sem limite.

Depois dessa idade e até aos 25 anos, o pagamento da pensão de alimentos só é obrigatório se o seu filho ainda estudar (formação académica ou profissional) e viver financeiramente dependente do outro progenitor. Como se calcula o valor da pensão de alimentos?

Quais são as implicações da pensão de alimentos?

Postagens relacionadas: