Volume da esfera

volume da esfera

Como calcular o volume de uma esfera?

O volume da esfera é calculado pela medida do raio dessa figura geométrica espacial. O raio da esfera corresponde à distância entre o centro e qualquer ponto da superfície da figura. Lembre-se que a esfera é uma figura espacial formada por uma superfície fechada onde todos os pontos estão equidistantes do centro.

Qual o volume de uma esfera que tem raio de 9cm?

2 – Qual o volume de uma esfera que tem raio de 9cm? Novamente, um exercício para memorizar a fórmula. Vamos substituir o raio na fórmula. Temos que o volume é igual a quatro terços de pi vezes 9 ao cubo. Resolvendo esse pequeno problema, temos que o volume é igual a 3.052,08cm³.

Como calcular o diâmetro de uma esfera?

Se traçar uma linha reta saindo de qualquer ponto da superfície da esfera e passando pelo centro até atingir o outro lado da superfície, essa será a medida do diâmetro. O raio, que é a medida que vamos utilizar na fórmula do volume da esfera, é a metade da medida do diâmetro.

Quais são as partes da esfera?

Cunha Esférica: a cunha esférica é uma região tridimensional formada por dois semicírculos e o eixo de rotação da esfera. Podemos comparar, por exemplo, com o gomo de uma laranja; Setor esférico: o setor esférico é uma região compreendia entre uma região que foi cortada por dois planos paralelos entre si e perpendiculares ao eixo da esfera;

Qual é o diâmetro da esfera?

Para começar, sabemos que o diâmetro da dita esfera mede 28 cm. Mas, o que tem a ver o diâmetro com tudo isto? Então, a metade do diâmetro chama-se raio. Neste caso, o raio é de 14 cm, ou seja, metade de 28.

Qual é o raio da esfera?

Para calcular o volume da esfera, utiliza-se a seguinte fórmula: Ve = 4.п.r3/3. Onde: V e: volume da esfera. π (Pi): 3,14. r: raio. Quer saber mais? Veja também:

Qual é a diferença entre o ponto e o segmento da esfera?

O ponto O é o centro da esfera e o segmento OB é chamado de raio da esfera. Podemos dizer que os pontos do espaço que estão a uma distância do centro O maior que o raio r compõem o exterior da esfera.

Para calcular o volume da esfera, utiliza-se a seguinte fórmula: Ve = 4.п.r3/3. Onde: V e: volume da esfera. π (Pi): 3,14. r: raio. Quer saber mais? Veja também:

Como calcular o diâmetro de uma esfera?

O volume de uma esfera é dado pela fórmula: Um reservatório de gás possui um raio igual a 2 metros, sabendo-se disso, qual é o seu volume? (use π = 3,1) Conhecemos como superfície da esfera a região formada por todos os pontos que estão à distância r da esfera. Note que, neste caso, a distância não pode ser menor, mas sim exatamente igual a r.

Qual é a diferença entre raio e esfera?

Postagens relacionadas: