Como calcular a área de um triângulo

como calcular a área de um triângulo

O que é a área de um triângulo?

O estudo mais conhecido, talvez, é o Teorema de Pitágoras. Área é o espaço interno de qualquer figura geométrica plana. A área de um triângulo pode ser calculada de diversas formas, utilizando conceitos e métodos diferentes.

Como calcular a área de um triângulo equilátero?

Monte a fórmula da área do triângulo. A fórmula é é a altura do triângulo. Substitua o valor da base e da altura na fórmula. Multiplique esses dois valores, e depois multiplique o resultado por . O resultado vai ser a área do triângulo, em centímetros quadrados.

Como calcular o perímetro de um triângulo?

O semiperímetro e uma figura que equivale à metade do perímetro. Para calculá-lo, primeiro é preciso calcular o perímetro de um triângulo somando a altura com suas três laterais. Em seguida, multiplique o resultado por . Monte o Teorema de Herão.

Como calcular a altura de um triângulo?

Usando a fórmula da imagem temos: A = 18 x 15 / 2 | A = 270 /2 | A = 135. Neste caso a área do triângulo seria de 135 m². 2 No entanto, podem existir situações em que a altura do triângulo não nos é fornecida e temos apenas o comprimento de todos os lados.

Como calcular a área do triângulo?

Solução. Para calcular a área do triângulo usando a fórmula básica, precisamos conhecer a medida da altura. Considerando a base como o lado de diferente medida, iremos calcular a altura relativa a esse lado. Lembrando que a altura, neste caso, divide o lado em duas partes iguais, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular sua medida.

Qual é a área de um triângulo retângulo?

A área de um triângulo retângulo é bastante parecida com a área de um triângulo qualquer, porém, nesse caso específico, a altura coincide com um dos seus lados, logo, a base e a altura coincidem com os catetos (os lados menores) do triângulo retângulo.

O que é um triângulo e por que ele é tão importante?

Mas o que é um triângulo? Considere três pontos distintos não-colineares, ou seja, que não estejam na mesma reta suporte, A, B e C. Os segmentos formados AB, AC e BC são chamados de lados do triângulo e da união desses três segmentos, temos o triângulo. Um triângulo qualquer possui alguns elementos básicos.

Qual é a altura do triângulo?

Dependendo do seu tipo, muitas vezes essa altura não é visível facilmente. Se o triângulo for acutângulo, onde todos os ângulos internos são agudos (menores que 90°), teremos uma altura “dentro” do triângulo, independente se ele é escaleno, isósceles ou equilátero.

O que é o perímetro do triângulo?

Em outras palavras, o perímetro é o comprimento da linha que forma o triângulo. Assim, como os triângulos são figuras geométricas planas com três lados, para calcular o perímetro de qualquer triângulo, basta somar as medidas dos seus três lados.

Como calcular o comprimento de um triângulo?

Insira os valores referentes aos comprimentos conhecidos através do Teorema de Pitágoras, lembrando que o Teorema é a² + b² = c². Resolva a equação acima e encontre o valor do perímetro do triângulo, elevando ao quadrado os comprimentos conhecidos.

Como calcular o perímetro de um círculo?

A única figura geométrica que precisa de uma fórmula para o perímetro é o círculo, que é a multiplicação do diâmetro (medida da linha traçada no centro do circulo) pelo número constante (pi = 3,16 aproximadamente). Você já leu que a área é calculada em metros quadrados (ou centímetros), certo? O que isso quer dizer?

Qual é o perímetro do retângulo?

Já o perímetro do retângulo será de 40 metros (16 + 16 + 4 + 4 = 40). O retângulo é um quadrilátero, sendo formado, portanto, por quatro lados. Porém, diferentemente do quadrado, os quatro lados não possuem a mesma medida. Apenas os lados opostos e paralelos são iguais (o que também faz do retângulo um paralelogramo).

Postagens relacionadas: