Gripe aves

gripe aves

Qual a reacção mais previsível para a gripe das aves?

Assim a reacção mais previsível logo que surge uma notícia relativa à gripe das aves é a imediata suspensão do consumo da carne de frango.

Como a gripe aviária é transmitida aos seres humanos?

Ocasionalmente, algumas estirpes de vírus da gripe aviária podem infetar outros animais, nomeadamente mamíferos, e também o ser humano. No entanto, para que tal aconteça é necessário que haja um contacto muito estreito entre as aves infetadas e as pessoas ou entre aves e outros animais.

Quais são as causas da gripe?

A Gripe é uma doença causada por vírus da família Orthomyxoviridae e do género Influenza A, que pode afectar o Homem, e também diferentes animais, como o cavalo, o porco e as aves, causando doença grave em todas estas espécies, embora cada vírus seja de um modo geral específico da respectiva espécie.

Como ocorreu o primeiro surto de gripe das aves?

Fevereiro 1957: Gripe Asiática (pandemia) provocada pelo vírus A (H2N2) começa no sudeste da China, com origem provável em Vladivostok, na Rússia. 1-4 Milhões de mortos, sobretudo crianças e idosos. Este é um vírus das aves que poderá ter recombinado com o gene de vírus humanos em porcos (Suzuki, 2005).

Qual a maior prevalência da gripe das aves?

Porém, em 2003 surgiram novos casos e, desde então, voltaram a verificar-se casos esporádicos de mortes entre humanos. Até à data, contabilizam-se cerca de 200 mortos, em todo o mundo, vítimas de gripe das aves, sendo que os dados apontam para uma maior prevalência na Ásia, nomeadamente no Vietname.

Quais antibióticos são indicados para gripe aviária?

Os antibióticos não são indicados para este tipo de doença, pois o que provoca a gripe aviária é vírus e não bactérias.

Quais são as causas da gripe aviária?

A gripe aviária é causada pelo vírus chamado influenza H5N1 (da mesma família do vírus que provoca a gripe comum ). Existem 15 subtipos do influenza que infectam as aves e são responsáveis por grandes epidemias e pandemias, porém, os surtos de maior patogenicidade são causados pelo subtipo H5N1 e H7.

Como ocorreu o primeiro surto de gripe das aves?

Fevereiro 1957: Gripe Asiática (pandemia) provocada pelo vírus A (H2N2) começa no sudeste da China, com origem provável em Vladivostok, na Rússia. 1-4 Milhões de mortos, sobretudo crianças e idosos. Este é um vírus das aves que poderá ter recombinado com o gene de vírus humanos em porcos (Suzuki, 2005).

O que é gripe e para que serve?

Como vimos na seção definição de gripe, esta é causada por um vírus chamado Influenza virus. Este vírus pode ocorrer de diferentes formas genéticas (genótipos) e também pode variar em função das épocas (como a gripe espanhola que fez milhões de mortos no início do século XX).

Quais são os tipos de vírus da gripe?

Os vírus da gripe, basicamente, possui os tipos influenza A, influenza B e influenza C - todos altamente transmissíveis. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, com circulação predominantemente no inverno. Já o tipo C é causador de infecções mais brandas.

Qual o melhor método para prevenir a gripe?

De uma forma geral, devemos proteger-nos do frio, ter um cuidado acrescido com a hidratação, fazer uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas C e Vitamina D. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a vacinação anual contra a gripe para todas as pessoas com 6 meses ou mais.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A principal diferença entre gripe e resfriado está na intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente. O paciente com resfriado apresenta febre leve, coriza e dores no corpo, mas não se sente compelido a procurar atendimento médico, enquanto a gripe causa muita dor no corpo e febre elevada, acima dos 38°C.

Postagens relacionadas: