Para que serve o iodo

para que serve o iodo

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Quais são as principais fontes de iodo?

Ele geralmente é baixa em áreas que são erodidos ou estão distantes dos oceanos, a fonte da maior parte do iodo do mundo. Frutos do mar e algas marinhas são ricas fontes naturais. Alimentos processados podem conter níveis mais elevados devido à adição de sal iodado ou outros aditivos que contenham iodo (por exemplo, iodato de cálcio ).

Onde o iodo é encontrado?

Ele também é encontrado em outras plantas e animais do mar. Países que dependem de ingestão significativa de frutos do mar e algas marinhas, como o Japão, possuem uma ingestão de Iodo muito maior do que muitos países sem litoral.

Qual a importância do iodo para a medicina?

A medicina faz uma importante aplicação do iodo como desinfetante. A própria tintura do iodo é um ótimo antisséptico natural. A utilização de iodo em fotografias e lâmpadas de tungstênio também é possível, desde que o mineral esteja em forma de iodeto de potássio.

Qual a importância do mineral iodo para o organismo humano?

O desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), é a principal conseqüência da falta de iodo. Esta enfermidade se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, alterações de pele e pêlos.

Quais são as atividades que o iodo desempenha em nosso organismo?

O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina - T4 e também a Tri-iodotironina - T3. Não é possível produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo.

Onde é encontrado o iodo?

O iodo não pode ser encontrado na natureza em sua forma livre, e sim como iodato e iodeto, nos alimentos, rochas, depósitos de salmoura, solos e água do mar. O iodo também pode ser encontrado em quantidades pequenas em alguns seres vivos, como algas marinhas e plantas.

Postagens relacionadas: