Escoliose

escoliose

Qual a definição de escoliose?

Para melhor entender a definição de uma escoliose é preciso opô-la à atitude escoliotica: A atitude escoliótica deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros e desaparece com o paciente na posição horizontal (Dimeglio, 1990).

Quais são as etiologias das escolioses?

As escolioses podem ter diversas etiologias. A mais comum é a idiopática ou escoliose do adolescente, que evolui durante o período de crescimento. Costumeiramente tem uma curva em “S” e atinge o segmento dorsal e lombar com curvas leves e moderadas.

Quais são os sinais típicos da escoliose?

Quadros mais graves da doença podem limitar a mobilidade da coluna e reduzir o espaço do tórax que abriga os órgãos dos sistemas respiratório e cardíaco, impedindo que funcionem a contento. Além do desvio lateral do eixo da coluna, a escoliose pode deixar no corpo do portador alguns sinais típicos da doença.

Como saber o tipo de escoliose?

Para se definir o tipo e a gravidade dessa condição, a avaliação é necessária. Quando uma escoliose se desenvolve, a coluna vertebral dobra-se lateralmente e gira ao longo de seu eixo vertical.

Qual é a origem da escoliose?

O termo tem origem no grego σκολίωσις (skoliosis), que significa curvatura. Hipócrates (460-360 aC), considerado como o pai da medicina científica, foi o primeiro a utilizar o termo escoliose, referindo que poderia resultar de abcessos tuberculosos ou das posições que as pessoas tinham na cama .

Qual o tratamento para escoliose?

O tratamento para escoliose pode variar de acordo com a gravidade da curvatura do desvio e com o tipo de escoliose, podendo ser indicada a realização de fisioterapia, uso de colete ou realização de cirurgia nos casos mais graves. 1.

Qual é a nomenclatura da escoliose?

A nomenclatura da escoliose é considerada a partir da convexidade acrescida da curvatura escoliótica. Por exemplo se temos uma escoliose na região torácica com convexidade à direita, dizemos simplesmente que é uma escoliose torácica direita.

Quais são os sinais típicos da escoliose?

Quadros mais graves da doença podem limitar a mobilidade da coluna e reduzir o espaço do tórax que abriga os órgãos dos sistemas respiratório e cardíaco, impedindo que funcionem a contento. Além do desvio lateral do eixo da coluna, a escoliose pode deixar no corpo do portador alguns sinais típicos da doença.

A evolução pode justificar somente observação, mas tratamento fisioterápico, ortopédico (utilização de coletes) ou cirúrgico podem ser necessários. QUAL É A CAUSA DA ESCOLIOSE? Em cerca de 70% dos casos, nenhuma causa é encontrada e falamos, então, de escolioses idiopáticas.

Quais são as características da escoliose estrutural?

Quais são os tipos de escoliose?

Essa deformidade é conhecida como escoliose e pode se manifestar desde a infância com maior incidência em mulheres. Classifica-se em dois tipos: funcional e estrutural.

Quais são os sinais físicos que podem evidenciar uma escoliose?

Sinais físicos que, normalmente, podem evidenciar uma escoliose 1 A cintura pode parecer desigual; 2 Os ombros ou os quadris se mostram assimétricos; 3 Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra; 4 O corpo se inclina mais para um lado. More ...

Quais são os sintomas da escoliose idiopática?

A curvatura escoliótica é somente um dos sintomas da escoliose. Embora o termo escoliose idiopática significa escoliose de causa desconhecida, aprendemos que a escoliose decorre de uma combinação de predisposição genética e fatores ambientais.

Qual é a prevalência da escoliose?

E nessa faixa etária a prevalência da escoliose é mais em meninas do que em meninos. No caso de crianças e adolescentes, muitas vezes a escoliose não tem sintomas visíveis e isso perdura até que a curva progrida significativamente. Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra;

Quanto a questão da radiografia, ele se utiliza de forma geral, de ângulos Cobb, sendo que o primeiro para medir o avanço da doença, bem como diagnosticá-la, e o segundo para o prognóstico efetivo. Como detectar a escoliose em 1 minuto?

Quais são os tipos de escoliose?

Postagens relacionadas: