Ordem dos assistentes sociais

ordem dos assistentes sociais

Qual a importância da criação da Ordem dos assistente sociais?

O que resulta da criação da Ordem dos Assistentes Sociais é, simplesmente, a transformação deste campo de atividade, rico e pluridisciplinar, que convoca e necessita do contributo e do conhecimento de vários profissionais, numa reserva abusivamente monopolizada pelos licenciados em serviço social.

Quais são os objetivos da Ordem de assistente social?

1 – A Ordem dos Assistentes Sociais, adiante designada por Ordem, é a associação pública profissional representativa dos profissionais de serviço social que, em conformidade com os preceitos deste Estatuto e as demais disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de assistente social.

Quais as obrigações dos assistentes sociais?

d) Colaborar com outros profissionais na partilha de informação, sempre que esta seja relevante para garantir a prestação dos melhores serviços. 1 – Os assistentes sociais têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade de toda a informação a respeito do destinatário dos serviços.

Por que a Ordem dos assistentes sociais é objeto de avaliação da sua conformidade?

Quando passar de intenção a lei, a Ordem dos assistentes Sociais será objeto de avaliação da sua conformidade, tal como as demais Ordens. Porque, tal como afirmado na Convenção por personalidades sabedoras em matéria constitucional “não cabe ao poder executivo aplicar meras intenções legais ou usá-las como expediente para justificar a sua inação”.

Qual a importância da criação da Ordem da profissão de assistente social?

Sim, a criação da Ordem da profissão de Assistente Social transforma, pela sua qualificação e critérios regulatórios e éticos, o campo da intervenção social num campo mais rico e pluridisciplinar, designadamente combatendo as (in)visíveis hierarquias profissionais, baseadas no interesse imediato, substituindo-o, sim, pelo interesse público.

Quais são os benefícios da ordem para os assistentes sociais?

Dessa forma, a Ordem tem o potencial de manter os padrões da prática, garantir uma forte identidade profissional e fornecer aos cidadãos com quem os assistentes sociais trabalham algumas proteções contra práticas antiéticas.

Qual o papel dos assistentes sociais na sociedade?

Os assistentes sociais desempenham assim um papel crucial na sociedade, na definição, execução e avaliação das várias políticas sociais e podem também forçar questões na agenda política, tendo em vista a transformação social.

Quais são os objetivos da Ordem de assistente social?

Portanto, a Ordem tem por objetivo maior proteger o título e os cidadãos, aumentar a qualidade das funções de assistente social e garantir os padrões mínimos de qualidade ao nivel da formação e prática profissional. A Ordem será, assim, um elemento unificador para o fortalecimento e proteção da formação e exercício da profissão.

O que são assistentes sociais e para que servem?

Nestes espaços, os assistentes sociais podem ser contratados para atuar nos processos de gestão, elaboração de planos de projetos e para garantir o atendimento e acesso da população aos serviços e benefícios que são oferecidos em cada órgão.

Quais as ações realizadas pelo assistente social?

O assistente social é o profissional responsável por elaborar e desenvolver projetos sociais que visem melhorar a vida de pessoas em situações de vulnerabilidade. O trabalho do assistente social é muito importante e está mais próximo da nossa realidade do que você imagina.

Quais as atribuições assumidas pelos assistentes sociais na área sócio jurídica?

Ainda no campo sociojurídico, o Relatório Parcial do GT Sociojurídico registra que “sobre as atribuições assumidas pelos assistentes sociais, na área sócio jurídica, nota-se grande diversidade de ações, explicada em parte pelos dife- rentes formatos institucionais e modos de inserção na dinâmica organizacio- nal.” (CFESS, 2011, p.40).

Quais são os espaços de atuação profissional para os assistentes sociais?

Outro espaço importante de atuação profissional para os assistentes sociais são as Organizações da Sociedade Civil – ONGs que executam políticas sociais.

Postagens relacionadas: