A republica de platão

a republica de platão

Qual é a cidade ideal de Platão?

A República de Platão: A cidade ideal e o conceito de justiça. A República de Platão: Platão (428-347 a.C) foi um dos principais discípulos de Sócrates e é considerado uma das mentes mais espetaculares da Grécia antiga.

Qual a importância de Platão para a sociedade?

São Paulo: Martins Fontes, 2014. A) superação de entraves dialógicos. B) organização de uma sociedade justa. C) formação de um saber enciclopédico. D) promoção da igualdade dos cidadãos. E) consolidação de uma democracia direta. Para Platão, a sociedade só será verdadeiramente justa quando os governantes forem filósofos.

Quais foram as principais obras de Platão?

Platão dedicou duas obras importantes ao problema político (como Cícero o fez mais tarde com De re pública e De legibus ), uma dedicada à teoria política, a República , a outra ao funcionamento e regulação do Estado, as Leis . A República (em grego Politèia ) é um diálogo, composto entre 380 e 370 aC, em dez livros.

Qual é o resumo da filosofia de Platão?

A República de Platão, resumo da Filosofia fácil, simples, completo para estudar e memorizar rapidamente. Platão dedicou duas obras importantes ao problema político (como Cícero o fez mais tarde com De re pública e De legibus ), uma dedicada à teoria política, a República , a outra ao funcionamento e regulação do Estado, as Leis .

Quais as principais características de uma cidade justa para Platão?

Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções. Para isso, ele dividiu os homens em três classes diferentes: a primeira delas seria a dos artesãos. cidade e zelar pela obediência das leis.

Qual é a obra de maior destaque de Platão?

A obra de maior destaque de Platão é “A república” a mesma foi escrita há séculos e séculos atrás, precisadamente em 380 a.C a obra trás concepções e diálogos ricos em temas profundos, como o campo político, filosófico, social, imortalidade da alma, educação, dentre outros.

Quais são os principais elementos do diálogo de Platão?

A República é considerada um dos diálogos mais extensos e complexos já escritos por Platão, a sua estrutura é composta por nada menos que dez partes, contendo os principais fundamentos do seu pensamento filosófico. A República de Platão conceitua dois elementos principais do diálogo de Sócrates: A cidade ideal e o conceito de justiça.

Quais foram as principais ideias de Platão?

No período antropológico, iniciado a partir das ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado a sua teoria idealista e por ter deixado escrita a maioria dos textos conhecidos hoje sobre Sócrates.

Quais são os primeiros escritos de Platão?

As trocas ou os primeiros escritos de Platão parecem ser adquiridos diretamente de Sócrates. O professor de Platão, Sócrates é, na maioria das vezes, o personagem focal desses trabalhos, com os assuntos normalmente girando em torno dos diálogos de Sócrates.

Quem é o filósofo Platão?

Platão chamava-se Arístocles. Nascido em Atenas, no ano de 428 a.C., e falecido em 348 a.C., o apelido Platão foi conferido ao filósofo em sua juventude por causa de seus atributos físicos, por ser um homem forte, de ombros largos (a palavra correspondente em grego, Platon, significa “omoplatas largas”, “costas largas”, “ombros grandes”).

Quais são as principais características dos diálogos de Platão?

A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que o seu mestre, Sócrates, é a figura central. Em geral, os diálogos falam sobre um determinado tema, mas sem grandes delimitações ou especificações, podendo falar sobre outros assuntos.

Postagens relacionadas: