Museu de arte contemporânea

museu de arte contemporânea

Onde fica o Museu de Arte Contemporânea da Madeira?

Museu de Arte Contemporânea da Madeira abriu ao público no dia 8 de outubro de 2015 tendo sido criado como Museu de Arte Contemporânea em 1992 e instalado na Fortaleza de São Tiago no Funchal. Em 2004 foi instalado no Centro das Artes – Casa das Mudas na Calheta, onde se encontra atualmente.

Quais são os períodos de Arte Contemporânea?

A Fundação administra a coleção permanente, com obras dos anos 1950. Três períodos de arte contemporânea estão representados: o primeiro abrange os anos quarenta aos anos sessenta, o segundo abrange os anos sessenta e setenta, o terceiro período é contemporâneo.

O que é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói?

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói ( MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

Quais são as principais obras artísticas contemporâneas?

Aqui se acham obras de, por exemplo, João Carlos Goldberg, Frans Krajcberg, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Mira Schendel e Carlos Vergara, entre outros. Estas obras revelam influência de muitas vertentes artísticas contemporâneas, como, por exemplo, da Nova Objetividade Brasileira, do Experimentalismo, do Concretismo e do Neoconcretismo.

Onde fica o Museu de Arte Contemporânea?

O Museu de Arte Contemporânea fica dentro do Forte de São Tiago. Ele por si só não é muito atraente. Mas pelo fato do Forte ter uma bela vista e este ficar localizado na Zona Velha, lugar que respira cultura e conta com diversas opções de entretenimento.

Qual o código postal do Museu de Arte Contemporânea da Madeira?

Museu de Arte Contemporânea da Madeira Código postal: 9370-139, Estreito da Calheta, Ilha da Madeira Descrição: Projeto da autoria do arquiteto Paulo David (1959), inaugurado em Outubro de 2004, passou a denominar-se MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, em 2015.

Por que viajar à Madeira?

Para os verdadeiros amantes de arquitectura vale a pena viajar à Madeira para visitar este espaço. Para quem não é tão amante, se estiver de visita à Madeira, não perca a oportunidade de visitar a obra que levou à atribuição da Medalha Alvar Aalto ao arquitecto Português Paulo David.

Quem criou o Museu de Niterói?

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje. O museu possui um acervo de 1 217 obras da Coleção João Sattamini.

Quais são as principais obras do Museu de Arte Contemporânea do Brasil?

O MAC abriga em seu acervo mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção que percorre desde a década de 50 até os dias atuais. Pertencente a João Sattamini, a Coleção Sattamini, que está no museu sob regime de comodato, é uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país.

Qual é a primeira obra que o museu oferece à contemplação?

O edifício em si do MAC Niterói é a primeira obra que o museu oferece à contemplação. A estrutura de linhas circulares do edifício apresenta-se como uma escultura de 16 metros de altura em praça aberta, em que o espelho-d’água colocado em sua base e a iluminação empregada confere grande leveza.

Como foi a construção do Museu de São Paulo?

O Museu tem 2 500 m² de área e sua construção demorou cinco anos, tendo sido preciso 300 operários. Foram consumidos 3,2 milhões m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos. O prédio tem 50 metros de diâmetro, tendo recebido tratamento térmico e impermeabilizante.

Postagens relacionadas: