Festas seixal

festas seixal

Qual é a maior festa popular do Seixal?

Seixal celebra de várias formas os santos populares mas a Festa de São Pedro que decorre nas ruas do Seixal é sem dúvida a maior festa popular a decorre em Junho no concelho.

Quais são as principais atividades que acontecem no Seixal?

Entre os dias 24 de junho e 3 de julho acontecem as Festas Populares de São Pedro, no Seixal, e além da música em dois palcos, há lugar para uma Feira do Artesanato e Gastronomia, com animação de rua e para o Festival Náutico na Baía do Seixal.

Quais são as principais características do Seixal?

O Seixal, apesar do seu cariz urbano, é um concelho com fortes tradições na construção naval e na pesca, tem sido morada de excelentes artífices, hábeis na construção de miniaturas de embarcações tradicionais do Tejo.

Qual a importância do artesanato no Seixal?

O artesanato ou arte popular é parte integrante da cultura que caracteriza e define a identidade de um povo. O Seixal, apesar do seu cariz urbano, é um concelho com fortes tradições na construção naval e na pesca, tem sido morada de excelentes artífices, hábeis na construção de miniaturas de embarcações tradicionais do Tejo.

Quais são as principais atividades que acontecem no Seixal?

Entre os dias 24 de junho e 3 de julho acontecem as Festas Populares de São Pedro, no Seixal, e além da música em dois palcos, há lugar para uma Feira do Artesanato e Gastronomia, com animação de rua e para o Festival Náutico na Baía do Seixal.

Quais são os principais pontos históricos do Seixal?

No núcleo histórico do Seixal, dá-se destaque à Praça Luís de Camões, Pátio do Genovês, Largo da Igreja, Praça dos Mártires da Liberdade e Rua Paiva Coelho. No Alto de Dona Ana (ou Alto da Lua) situa-se o Parque Urbano do Seixal. Na beira-rio, podem vislumbrar-se as embarcações típicas do Tejo e a vista sobre Lisboa .

Quem foi o comendador do Seixal?

Estêvão da Gama, pai dos navegadores, foi comendador do Seixal. A organização administrativa e territorial do Seixal sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Assim, na época de Quinhentos, o povoado do Seixal fazia parte da freguesia de Arrentela, estando incluído no termo de Almada.

Quais são as freguesias do Seixal?

O município do Seixal está dividido em 4 freguesias: Amora Corroios Fernão Ferro Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires

Quais são as principais características do concelho do Seixal?

O concelho do Seixal possui um grande braço do Tejo, com o sapal de Corroios a oeste e o rio Judeu a leste. Seixal vem da palavra portuguesa seixo pois a região próxima ao rio é repleta de pequenos fragmentos de rochas que são visíveis quando o nível da maré está baixo.

Quais são as principais atrações em Seixal?

Principais atrações em Seixal 1. Praia do Porto. 2. Moinho de Maré de Corroios. 3. Splash Seixal. 4. RioSul Shopping Mall. 5. Piscinas do clube naval do Seixal. 6. IC Tour Adventure. 7. Purple ZEN Night Club. 8. Igreja Paroquia do Seixal. 9. Monumento Ao Pescador. 10. Parque Urbano do ...

Qual a origem da palavra Seixal?

Seixal vem da palavra portuguesa seixo pois a região próxima ao rio é repleta de pequenos fragmentos de rochas que são visíveis quando o nível da maré está baixo. História. Foi no Seixal que os irmãos Vasco e Paulo da Gama construíram as embarcações para a viagem até à Índia.

Quais são as principais atividades da população do Seixal?

Todavia, a actividade tradicional da população foi durante muito tempo a pesca, facto que estará na origem da escolha de São Pedro para padroeiro, e em honra de quem se realizam em Junho as principais Festas do concelho. Uma visita ao Eco-Museu Municipal do Seixal é imprescindível para conhecer melhor a história e tradições da região.

Postagens relacionadas: