Fluoxetina 20 mg

fluoxetina 20 mg

O que é fluoxetina e para que serve?

A forma de uso da fluoxetina para adultos varia de acordo com a indicação e inclui: Depressão: a dose máxima recomendada é de 60 mg por dia, que pode ser aumentada a cada 2-4 semanas; Bulimia nervosa: a dose é de 60 mg por via oral uma vez ao dia;

Qual a melhor hora para tomar fluoxetina?

Em resumo, como grande parte dos pacientes se sentem mais ativas e dispostas com a fluoxetina, o ideal é tomar o medicamento pela manhã, após o café. Desse modo, raramente, os pacientes sentem sonolência ao tomar a fluoxetina.

Qual o efeito do cloridrato de fluoxetina?

Qual o efeito? O cloridrato de fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação do neurotransmissor serotonina (substância sedativa e calmante que participa da comunicação das células do cérebro). Assim, havendo desequilíbrio na quantidade de serotonina, a depressão pode ocorrer ou se acentuar.

Quais são as causas da síndrome de fluoxetina?

O desenvolvimento de uma síndrome potencialmente fatal foi relatado com o uso de cloridrato de fluoxetina sozinho ou em conjunto com outros medicamentos da classe serotoninérgica (incluindo triptanos) e com medicamentos que prejudicam o metabolismo da serotonina (em particular, inibidores da monoaminoxidase).

Quais são os sintomas da fluoxetina?

As principais indicações de tratamento com a fluoxetina incluem depressão associada ou não a ansiedade, bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico e transtorno disfórico pré-menstrual que inclui TPM, irritabilidade e alteração de humor.

Quais os benefícios do cloridrato de fluoxetina?

O cloridrato de fluoxetina pode integrar o tratamento da depressão, relacionada ou não à ansiedade, e de outros quadros psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Recentemente, esse antidepressivo passou a ser prescrito contra transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

Qual a melhor hora para tomar fluoxetina?

Em resumo, como grande parte dos pacientes se sentem mais ativas e dispostas com a fluoxetina, o ideal é tomar o medicamento pela manhã, após o café. Desse modo, raramente, os pacientes sentem sonolência ao tomar a fluoxetina.

Quando o cloridrato de fluoxetina deve ser interrompido?

O cloridrato de fluoxetina também não deve ser iniciado em paciente sendo tratado com inibidores da monoaminoxidase tais como linezolida ou azul de metileno por via venosa. O cloridrato de fluoxetina deve ser interrompido antes de iniciar o tratamento com um inibidor da monoaminoxidase.

Quais são os efeitos colaterais da fluoxetina?

Os efeitos colaterais mais frequentes da fluoxetina são: Náuseas (12% to 29%). Insônia (10% to 33%). Redução da libido (1% to 11%).

Quais são as doses de fluoxetina?

As doses de fluoxetina variam conforme a doença a ser tratada e são indicadas conforme a avaliação médica. Vale lembrar que cabe ao médico avaliar a necessidade de aumentar ou diminuir a dose de fluoxetina, de acordo com cada caso.

Quais são as contraindicações da fluoxetina?

A principal contraindicação da fluoxetina é o seu uso em pacientes que estejam tomando, ou que tenham tomado nos últimos 14 dias, medicamentos que pertençam à classe dos inibidores da monoamina oxidase (IMAO) (ex: Isocarboxazida, Fenelzina ou Tranilcipromina).

Qual a importância de aumentar ou diminuir a dose de fluoxetina?

Vale lembrar que cabe ao médico avaliar a necessidade de aumentar ou diminuir a dose de fluoxetina, de acordo com cada caso. Todas as reações adversas decorrentes do uso de fluoxetina ou qualquer outra medicação, devem ser informadas ao médico que receitou o medicamento.

Postagens relacionadas: