Atelier das artes

atelier das artes

Qual é o significado da palavra atelier?

A palavra atelier é um bom exemplo. Este vocábulo significa oficina, mas isso não quer dizer que se refere a qualquer tipo de oficina, apenas ao espaço usado pelos artistas para realizar sua atividade criativa. O termo atelier é sinônimo de estúdio ou oficina artística.

Quais são os diferentes tipos de ateliers?

O atelier pode se tratar tanto de pequenas salas de trabalhos como ilustração, vídeo, pintura, música, rádio, escultura, fotografia, animação entre outros, como também pode se tratar de grandes estúdios como a indústria cinematográfica, fonográfica, entre outros.

Por que o ateliê é tão importante para a arte?

Isso é importante para não sobrecarregar o ambiente. O ateliê ou espaço de arte é um dos espaços mais importantes para Reggio (de fato, em suas aulas, há um especialista, o atelerista). Para Loris Malaguzzi, essa é uma forma de expressão das múltiplas linguagens. Mas também é uma forma de aprendizado.

Como funciona um atelier de pintura?

Assim, em um atelier de pintura são realizadas sessões de desenho aos moldes naturais, com mistura de tintas, com a preparação de esboços, etc. Pode-se dizer que este espaço é um laboratório de artistas, dos quais experimentam as matérias-primas relacionadas à arte.

Por que o ateliê é tão importante?

O ateliê ou espaço de arte é um dos espaços mais importantes para Reggio (de fato, em suas aulas, há um especialista, o atelerista). Para Loris Malaguzzi, essa é uma forma de expressão das múltiplas linguagens.

Qual a importância do ateliê para o aprendizado?

Isso é importante para não sobrecarregar o ambiente. O ateliê ou espaço de arte é um dos espaços mais importantes para Reggio (de fato, em suas aulas, há um especialista, o atelerista). Para Loris Malaguzzi, essa é uma forma de expressão das múltiplas linguagens.

Qual a importância da arte?

A Arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Em cada trabalho artístico é percebido uma certa tendência , um estilo de época marcado por fatos que atingem a sensibilidade do artista.O artista coloca suas emoções na obra.

Qual a relação entre a arte e o objeto artístico?

A outra corrente defende que a arte só pode existir ligada a alguma funcionalidade, ou algo que lhe dê um sentido, tal qual ocorria nas sociedades primitivas. Nessa concepção, só pode haver objeto artístico se este se relacionar, por exemplo, a uma função social, histórica, educativa ou psicológica.

Postagens relacionadas: