Casa do alentejo lisboa

casa do alentejo lisboa

Onde fica a casa do Alentejo?

A Casa do Alentejo fica nesta rua, a das Portas de Santo Antão, a mesma da ginjinha e do eduardino. Beba um deles, como aperitivo, e suba mais cerca de 100 metros da rua. A Casa fica do lado direito e lá também se almoça.

Quem é o dono da Casa do Alentejo?

Passava o ano de 1932 quando foi arrendado ao Grémio Alentejano, posteriormente denominado – Casa do Alentejo – tornando-se a sede da Associação Regionalista Alentejana. Em 1981 é adquirido aos descendentes da família Paes de Amaral e tornou-se património de todos os alentejanos.

Como descobrir a história da Casa do Alentejo?

Conheça a história da Casa do Alentejo através do livro: “O Associativismo Alentejano na Cidade de Lisboa no século XX”, de Rui Rosado Vieira, à venda na Casa do Alentejo. Se é alentejano ou filho de alentejano, peça-nos uma inscrição.

O que é a casa dos alentejanos?

É a Casa dos alentejanos em Lisboa, como uma espécie de clube, ou grémio, como há outras dedicadas a migrantes de outras províncias.

Qual a importância da Casa do Alentejo?

A intervenção da Casa do Alentejo vai muito para além do seu espaço físico em Lisboa, dando o seu contributo na organização de conferências, congressos e manifestações culturais que se realizam periodicamente no Alentejo com vista ao desenvolvimento regional, à melhoria da qualidade de vida dos alentejanos e à preservação dos seus costumes.

Onde fica o Alentejo?

O Alentejo fica na região centro-sul de Portugal, tendo no leste a fronteira com a Espanha e a oeste o Oceano Atlântico. Para ter uma noção de quilometragem a partir de Lisboa, o Alentejo está a menos de 100 km.

Qual é a capital do Alentejo?

A sua capital, Évora, é conhecida por ser uma “Cidade Museu” e com resquícios da Era Romana, o que lhe rendeu o título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O clima do Alentejo é considerado mediterrâneo, ou seja, verões secos e invernos chuvosos.

Quais são as cidades mais visitadas no Alentejo?

O Alentejo Litoral é uma das regiões mais visitadas, especialmente durante os meses do verão, quando os turistas vêm a Portugal à procura de paisagens paradisíacas. Nesta parte do Alentejo, situam-se cinco cidades bem conhecidas, que são Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Quando surgiu a casa do Alentejo?

Construído possivelmente nos finais do século XVII, o edifício onde hoje se encontra instalada a Casa do Alentejo sofreu profundas modificações no princípio do século XX.

Por que a casa do Alentejo é tão popular?

Devido a revolução de 1945, que a Casa do Alentejo, passou a ser ainda mais popular e aberta a todos os visitantes. O nome Casa do Alentejo, veio da Associação Regionalista Alentejana, que foi organizada para reunir os migrantes alentejanos que viviam em Lisboa.

Como mergulhar na história e Cultura do Alentejo?

Para mergulhar na história e cultura do Alentejo, o primeiro passo é percorrer as suas galerias a céu aberto, onde a história se escreve nas pedras.

Por que a casa do Alentejo é chamada de “Grémio”?

Em 1939, por força da legislação que então vigorava, a agremiação teve que abdicar da designação de “Grémio”, passando a chamar-se Casa do Alentejo. A nossa Casa tem desempenhado, ao longo da sua vida, um importante papel em prol da Cultura e do Associativismo.

Postagens relacionadas: