Obrigatoriedade do uso de mascara

obrigatoriedade do uso de mascara

Qual o momento ideal para a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras?

Mesmo que o governo federal determine a suspensão do uso de máscaras, caberá aos estados e municípios decidirem sobre seus territórios. O governo do estado de São Paulo, por exemplo, não pretende estabelecer uma data para a ação e acredita que ainda não é o momento ideal para se falar na suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras.

Por que é importante usar máscaras caseiras?

Por conta da pandemia da doença Covid-19 (decretada pela OMS em 11/03/2020), causada pelo Coronavírus, que teve sua origem na China, especialistas, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil, passaram a sugerir o uso de máscaras do tipo cirúrgicas, ainda que caseiras.

Quais são os decretos prevendo o uso obrigatório de máscaras e multas no caso de descumpri?

Daí conclui-se que os decretos prevendo o uso obrigatório de máscaras, e multas no caso de descumprimento, serão considerados ilegais se não houver uma lei em sentido estrito, elaborada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Poder Executivo, que preveja o uso das máscaras e autorize a cobrança da multa.

O que acontecerá com as máscaras no Brasil até o final do ano?

Até o final do ano, poremos fim ao caráter pandêmico dessa doença no Brasil e vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras”, disse o médico durante inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá, em Brasília. O fim do uso de máscaras sempre foi uma obsessão do presidente Jair Bolsonaro.

Quais os motivos para o fim do uso de máscaras?

Assim, todas as medidas não farmacológicas, como o uso da máscara, distanciamento social, físico, evitar locais fechados, mal ventilados vão persistir por muito tempo. Não existe um prazo para diminuir ou flexibilizar essas medidas.”

Quando devemos retirar a máscara?

A retirada da máscara pode ser pensada, mas em um momento posterior, quando estivermos em uma situação de maior controle. Ainda temos uma média elevada de casos e mortes, comparadas com outros países — ressalta o infectologista e especialista em saúde pública, Gerson Salvador.

Quando o Brasil vai suspender as máscaras?

Ao longo da semana, o ministro Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil caminha para a suspensão da utilização de máscaras. Anteriormente, em 11 de agosto, o chefe do Ministério da Saúde já havia dito que o fim do uso do item de proteção vai acontecer ainda em 2021.

Por que a máscara facial é obrigatória no Brasil?

No Brasil, Rio de Janeiro e Distrito Federal continuam a exigir o uso da máscara facial em espaços fechados. — Em locais fechados e no transporte público a máscara continua obrigatória porque ainda tem circulação do vírus e é preciso avançar mais na vacinação.

Onde são obrigatórias as máscaras?

As máscaras são obrigatórias nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, no interior de estabelecimentos comerciais que ainda estejam abertos (como farmácias, supermercados, oficinas mecânicas etc.) e em repartições públicas. Tanto para frequentadores quanto para funcionários.

Qual a ilicitude de não usar máscaras?

Há de se ressaltar que não existe Lei alguma sobre a ilicitude em não usar máscaras, sendo assim, não há disposição em lei que autorize qualquer forma de tirania.

Qual a importância das máscaras para o contágio?

A alegação é de que, havendo o uso de máscaras por toda a população, independentemente se a pessoa estiver ou não infectada, a possibilidade de contágio diminui.

Postagens relacionadas: