Tempo peniche baleal

tempo peniche baleal

Qual é a cidade de Peniche?

Peniche foi a cidade berço do triatlo em Portugal. O primeiro triatlo português e desde então apelidado como Triatlo de Peniche foi realizado em 15 de Agosto de 1984.

Quais são as praias do Baleal?

São duas as praias do Baleal, a sul, maior, e a norte bastante mais pequena. As duas estavam a ser ocupadas por praticantes de surf e notei que na do lado norte a água tinha uma coloração verde, das algas da água.

Qual é o significado do nome Baleal?

Em tempos o Baleal foi uma pequena ilhota que se uniu ao continente através de um istmo (língua de areia) e deve o seu nome, Baleal, ao papel que alegadamente os seus rochedos desempenharam no auxílio à caça à baleia. Hoje em dia, o Baleal, tal como Peniche, é um tômbolo.

Qual foi a origem da praça de Peniche?

Em 1557 el-rei D. Sebastião manda construir o Baluarte do Redondo, junto do portinho da Ribeira. Em 1589 desembarca em Peniche um exército inglês liderado por António, Prior do Crato, tendo como missão a tomada de Lisboa e a restauração da independência do território português.

Quais são os melhores lugares para visitar em Peniche?

É conhecido principalmente pelas suas praias incríveis e pelo arquipélago das Berlengas, mas há muito mais para descobrir em Peniche. Gastronomia, história, artesanato, cultura e tradição, tudo isto podemos encontrar em Peniche, longe da agitação das grandes cidades. Um excelente destino para quem tem alguns dias de férias.

Qual é a origem do concelho de Peniche?

Presume-se que o topónimo Peniche provém do latim vulgar pinniscula ( península ), o que significa que o termo se refere a um lugar e não a um povoado e que teve origem durante a Conquista romana da Península Ibérica. Por efeito da evolução linguística o termo terá perdido as últimas duas sílabas.

Onde está localizado o Forte de Peniche?

Também conhecido como Praça-Forte de Peniche, está situado no antigo lugar da Ribeira d’Atouguia, um importante porto nacional e por isso alvo constante de ataques de corsários eis o Forte de Peniche. Está edificado no ponto mais elevado do Arquipélago das Berlengas, é um equipamento de assistência à navegação marítima.

Quais são as características da península de Peniche?

A parte mais antiga da cidade de Peniche situa-se na área rochosa e a industrial, mais recente, no istmo (tômbolo). No seu extremo oeste, a poente, fica o Cabo Carvoeiro. Do lado nascente, no extremo leste de uma extensa praia, fica o Baleal.

Postagens relacionadas: