Gripe a e contagiosa

gripe a e contagiosa

Quais são os sintomas da gripe?

O que é gripe? A gripe é uma infeção vírica ou viral (causada por vírus Influenza) que atinge o sistema respiratório - nariz, garganta e pulmões, provocando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, entre outros. Veja mais informação em sinais e sintomas da gripe.

Qual o melhor método para prevenir a gripe?

De uma forma geral, devemos proteger-nos do frio, ter um cuidado acrescido com a hidratação, fazer uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas C e Vitamina D. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a vacinação anual contra a gripe para todas as pessoas com 6 meses ou mais.

O que é a gripe A e como ela afeta os seres humanos?

Este novo subtipo de vírus, que apareceu recentemente e tem capacidade de infectar os seres humanos, contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo.

Quais são os sintomas da gripe em relação aos resfriados?

Nos resfriados, ela é incomum, e quando presente, costuma ser fraca. Mais uma vez, se não houver contra-indicações, analgésicos comuns ou anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor. Uma sensação de cansaço e falta de forças também é sintoma típico da gripe em relação aos resfriados.

O que é gripe e como é transmitida?

Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, transmitida por meio da aspiração de gotículas liberadas no espirro, na tosse e durante a fala de pessoas contaminadas, ou ao encostar em superfícies contaminadas e levar as mãos aos olhos, boca e nariz.

Quais são os tipos de vírus da gripe?

Os vírus da gripe, basicamente, possui os tipos influenza A, influenza B e influenza C - todos altamente transmissíveis. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, com circulação predominantemente no inverno. Já o tipo C é causador de infecções mais brandas.

Quais são os sintomas da gripe?

Os principais sintomas da gripe A são: Fadiga ou cansaço. Além destes sintomas e do mal estar constante, também podem surgir diarreia e alguns vômitos, especialmente em crianças, que acabam passando com o tempo.

Quais são as principais características da gripe em oposição ao resfriado?

Uma das principais características da gripe, em oposição ao resfriado, é a forma como os sintomas se iniciam. No resfriado, o quadro começa de forma branda e vai se agravando progressivamente nas 48 a 72 horas seguintes. Na gripe os sintomas surgem de forma súbita e antes do fim do dia o paciente já se encontra claramente doente, abatido na cama.

Como a gripe aviária pode acometer os seres humanos?

Eventualmente a gripe aviária pode acometer seres humanos, sendo responsável por uma mortalidade de cerca de 60%. Tanto aves quanto seres humanos adquirem a gripe aviária pela inalação ou ingestão do vírus influenza, o qual está presente em secreções e fezes de aves infectadas. Leia também: Diferenças entre covid-19, gripe e resfriado

Como evitar a gripe?

Ainda que seja uma doença que pode se espalhar facilmente em locais com grandes aglomerados, visto ser transmitida por vírus, a gripe pode ser evitada com uma boa alimentação, rica em vitaminas. Ademais, pode-se tomar uma vez por ano a vacina contra a gripe.

Postagens relacionadas: