Floresta autóctone

floresta autóctone

Qual é a história da floresta autóctone?

Ao longo dos séculos, a história da floresta autóctone reflecte a evolução dos processos económicos que serviram de base à subsistência da vida humana – principalmente desde que esta começou a ser dominante.

Quais são os benefícios das florestas autóctones?

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas; Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos;

Qual a importância da política de conservação face à floresta autóctone?

Em última instância, uma política de conservação face à floresta autóctone, à luz dos dias de hoje, que permita, no futuro, “com mais capacidade anímica, científica e executiva”, retomar essa mesma floresta. Um recomeço que surge como resposta à destruição, ao “deitar abaixo”.

Quais são as espécies de animais autóctones?

As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema e são importantes lugares de refúgio e reprodução para grande número de espécies de animais autóctones. Algumas das espécies são: a Águia-Real, o javali e o lobo. Mas, sua existência depende do estado de conservação destas florestas.

Qual a importância da floresta autóctone para a fauna?

Figura 1 [© Daniel Santos, todos os direitos reservados] – Nesta imagem temos um exemplo de uma floresta onde predomina o carvalho-alvarinho (Quercus robur). A floresta autóctone tem uma importância enorme não só para a fauna, mas também para o próprio Homem. Estas amenizam o clima e regulam o ciclo da água e a sua qualidade.

Quais são as árvores autóctones portuguesas existentes no concelho do Seixal?

Algumas Árvores Autóctones Portuguesas, existentes no Concelho do Seixal (LIima, M.A.S., 2001, A Árvore no Concelho do Seixal): Espécies de Floresta Mediterrânica e Atlântica: Â Azinheira; Â Carvalho-alvarinho; Â Medronheiro; Â Pinheiro-bravo; Â Pinheiro-manso; Â Sobreiro; Â Zambujeiro.

Quais são as espécies de animais autóctones?

As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema e são importantes lugares de refúgio e reprodução para grande número de espécies de animais autóctones. Algumas das espécies são: a Águia-Real, o javali e o lobo. Mas, sua existência depende do estado de conservação destas florestas.

Quais são as árvores da floresta portuguesa?

A floresta portuguesa é toda formada por árvores originárias do nosso país, como o caso dos carvalhos, medronheiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, azereiros, sobreiros e outros.

Qual a importância da fauna selvagem e áreas de conservação para as florestas?

Apesar da importância significativa e diversificada que as florestas, a fauna selvagem e áreas de conservação representam, actualmente, a forma como esses recursos são explorados não 3 Política Nacional de Florestas, Fauna Selvagem e Áreas de Conservação

Qual a importância da floresta para a sociedade?

O Centro PINUS considera que a sociedade reconhece a importância ambiental da floresta, mas tem estado distante do conhecimento sobre o seu potencial económico e também sobre as inúmeras vantagens que a floresta tem para o bem-estar psíquico e emocional dos indivíduos e da vivência social em comunidade.

Por que proteger as áreas florestais?

As florestas geram 20% da renda familiar nas áreas rurais dos países em desenvolvimento. Além disso, alguns produtos florestais proporcionam sustento para uma de cada cinco pessoas no mundo, especialmente no tocante aos grupos sociais mais vulneráveis. As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo.

Qual a importância da reestruturação e reorganização do sector florestal e faunístico?

(iv)Na reestruturação e reorganização do sector, com vista a criar condições para a implentação do Programa Florestal Nacional, incluindo estudos de viabilidade técnica e económica que permitam justificar a autonomização da Administração do sector florestal e faunístico. 35 Title 1 Author GEP-IDF-MINAEDR

Postagens relacionadas: