Pneumonia por aspiração

pneumonia por aspiração

Qual é a diferença entre pneumonia por aspiração e pneumonite química?

A pneumonia por aspiração, ou pneumonia aspirativa, é uma infecção do espaço alveolar resultante da inalação de material patogênico da orofaringe. Por outro lado, a pneumonite química é uma lesão inflamatória da árvore brônquica e do parênquima pulmonar que ocorre a partir da inalação de conteúdo gástrico estéril.

Quais são os sintomas da pneumonia aspirativa?

Os sintomas da pneumonia aspirativa, geralmente, incluem: Febre acima de 38ºC; Tosse com catarro, que muitas vezes tem mau cheiro; Sensação de falta de ar; Dificuldade para respirar; Dor no tórax; Cansaço fácil.

Como ocorre a pneumonia?

Geralmente, existem duas condições predisponentes para que ocorra a aspiração do inóculo para os pulmões. Uma delas é uma falha nos mecanismos de defesa que protegem os pulmões, e a outra acontece porque o inóculo que alcançou o pulmão (ou pulmões) tem de ser suficientemente deletério para iniciar o processo inflamatório da pneumonia.

Quais são os sinais de aspiração contínua?

Os sinais de aspiração contínua podem incluir pigarro frequente ou tosse de aparência úmida depois de comer. Às vezes nenhum sinal está presente, e a aspiração contínua só é diagnosticada via esofagografia com bário modificada, feita para excluir um distúrbio de deglutição subjacente.

Quais são as causas da pneumonia por aspiração?

Patógenos enterais gram-negativos e anaeróbios bucais são os patógenos mais frequentes na pneumonia por aspiração. A pneumonite química provocada por conteúdo gástrico causa dispneia aguda com tosse às vezes com produção de escarro róseo e espumoso, taquipneia, taquicardia, febre, estertores difusos e sibilos.

Qual a diferença entre pneumonia e pneumonite?

O termo pneumonite, por outro lado, é usado para descrever a inflamação dos tecidos pulmonares causada por agentes não infecciosos. Embora ambas as condições estejam associadas à inflamação dos tecidos pulmonares, na pneumonia, a inflamação é causada por agentes infecciosos, mas na pneumonite, a inflamação é causada por agentes não infecciosos.

Quais medicamentos são usados para o tratamento de pneumonia química?

Não é comum administrarem medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, mas pode acontecer em casos de infecções mais graves e generalizadas. Os medicamentos mais usados para o tratamento de pneumonia química são broncodilatadores na inalação: Corticóides.

Quais são os tratamentos e o prognóstico da pneumonia?

Deve-se testar os pacientes com pneumonite por aspiração e pneumonia por aspiração para ver se há algum transtorno da deglutição subjacente. A pneumonia por aspiração deve ser tratada com antibióticos; o tratamento da pneumonite por aspiração é principalmente de suporte.

Quais são as causas da pneumonia?

As bactérias que mais habitualmente provocam pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus. Na verdade, “pegar pneumonia” não é termo mais apropriado, visto que tal expressão passa a ideia de transmissão da doença entre indivíduos.

Como ocorre o desenvolvimento da pneumonia?

O desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor, da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões e das condições imunológicas do paciente. Em geral, uma pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar o trato respiratório e encontra o sistema de defesa comprometido.

Como ocorre a pneumonia e a inflamação?

A pneumonia ocorre devido a penetração de agentes irritantes, como substâncias tóxicas, ou infecciosos, como vírus, fungos e bactérias, nas vias respiratórias acometendo, geralmente, os alvéolos. A inflamação ocorre como uma resposta do organismo à ação destes agentes.

Qual a diferença entre pneumonia e bacteriana?

Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa. Sempre é necessário internar em caso de pneumonia?

Postagens relacionadas: