Determinantes possessivos

determinantes possessivos

Qual a diferença entre pronome possessivo e substantivo possessivo?

Os pronomes pessoais possessivos denotam o que cabe ou pertence às pessoas gramaticais. Estes acrescentam à noção de pessoa gramatical uma ideia de posse. O pronome possessivo concorda em género e número com o substantivo que designa o objecto possuído, e em pessoa com o possuidor do objecto em causa:

Quais são os tipos de possessivos?

Frequentemente, ocorrem na mesma frase determinantes e pronomes, como é o caso das frases que nos apresenta. Portanto, não é difícil identificar-se um e outro tipo de possessivo: 1. «O meulápis é grande [meulápis = determinante possessivo]; o teué pequeno [teu= pronome possessivo].»

Qual a diferença entre determinante e pronome?

Ora, um pronome substitui um nome ou um sintagma nominal, razão pela qual nunca precede o sintagma nominal a que se refere, enquanto um determinante o precede, contribuindo para o seu valor referencial. Frequentemente, ocorrem na mesma frase determinantes e pronomes, como é o caso das frases que nos apresenta.

Quando devemos usar os pronomes possessivos?

Então quando devemos usar os pronomes possessivos? Ao contrário dos adjetivos possessivos, que sempre vêm antes de um substantivo, os pronomes possessivos estão sempre sozinhos. É como se eles eliminassem a necessidade de mencionar o substantivo, pois ele fica subentendido. Veja o seguinte exemplo para entender melhor: This bike is my bike.

Quais são os pronomes posesivos?

Os pronombres posesivos (pronomes possessivos) fazem referência aos interlocutores de um discurso, indicando relação de posse, ou seja, indicam que algo pertence a alguém. São eles: mío, mía, míos, mías, tuyo, tuya, tuyos, tuyas, suyo, suya, suyos, suyas, nuestro, nuestra, nuestros, nuestras, vuestro, vuestra, vuestros e vuestras.

Qual a diferença entre o pronome interrogativo e o adjetivo interrogativo?

A principal diferença entre o pronome interrogativo e o adjetivo interrogativo é que os substantivos interrogativos seguem os verbos, o adjetivo interrogativo segue um substantivo

Em todos os exemplos, os adjetivos possessivos ( my, your, her, our, his) acompanham um substantivo, formando uma frase nominal e indicando alguma posse ou propriedade. Saiba também: Reflexive pronouns: como e quando utilizá-los?

Qual a diferença entre pronomes possessivos e possessivos?

Como distinguir um determinante de um pronome?

Para que se possa distinguir um determinante de um pronome, basta que se saiba a diferença entre estas duas classes de palavras. Ora, um pronome substitui um nome ou um sintagma nominal, razão pela qual nunca precede o sintagma nominal a que se refere, enquanto um determinante o precede, contribuindo para o seu valor referencial.

Quais são os determinantes?

Os determinantes correspondem a uma categoria gramatical de palavras que acompanham um substantivo ou nome e, como seu nome sugere, determine ou limitam ou limitam seu significado. Assim, eles coincidem em gênero e número (masculino / feminino e único / plural) e podem ser de diferentes tipos: Artigos de determinantes: ele, LA, LO (Neutra), Los.

Quais são os determinantes numerais e interrogativos?

Determinantes numerais: um, dois, três, primeiro, segundo, médio … Determinantes interrogativos e exclamação: o que, quanto, etc. O cão da minha prima é branco. Eu não quero este livro, prefiro alguma revista. Que camisa bonita você veste! Pronomes são as palavras que são usadas para substituir um nome ou substantivo, isto é, tome o seu lugar.

Quais são os pronomes pessoais e possessivos?

Pronomes pessoais: eu, você, ele, ela, nós, nós, eles … Pronomes demonstrativos: isso, isso … Pronomes possessivos: o meu, seu, seu, nosso, seu, seu, etc.

Postagens relacionadas: