Gamevicio

gamevicio

Por que jogar vídeo games é perigoso?

Jogar vídeo games só é perigoso para quem tem uma predisposição ao vício. Mas é o mesmo que dizer que jogar cartas é perigoso ou não: pessoas predispostas ao vício em jogos de azar têm risco ao jogar baralho, mas ninguém deixa de jogar cartas com esse medo. O não tratamento do vício em games pode levar a diversos tipos de problemas:

O que é vício em games e por que ele é tão importante?

Atenção. Além disso, os jogos sociais podem trazer maior relação com pessoas, vivência de novas experiências e abertura para criação de novas relações. Não existe uma causa conhecida ou específica para o vício em games: e sim uma somatórias de fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o distúrbio.

Como tratar o vício em games?

Tratamento de Vício em games Ainda não foram realizados estudos suficientes para indicar um tratamento específico e eficaz para o distúrbio de games. Hoje o mais comum é uma adaptação do tratamento para transtorno por uso de substâncias ou para transtornos de impulso. Normalmente o foco principal do tratamento é a psicoterapia.

Quais são os malefícios do videogame?

Um dos principais malefícios do videogame está relacionado ao tempo gasto na frente de uma tela. É comum que os seus praticantes desenvolvam o hábito de dedicar horas aos jogos, prejudicando as suas outras atividades diárias. Uma das consequências mais frequentes é a obesidade — fator muito comum entre os gamers.

Por que os videogames são tão prejudiciais à saúde?

“Os videogames são jogados por um número grande de crianças e adolescentes e, para a maioria deles, não são prejudiciais à saúde. No entanto, ao redor de 3% dos gamers passam tempo demais jogando e podem sofrer de uma compulsão nociva”, contextualiza o psiquiatra Shekhar Saxena, diretor do Departamento de Doenças Mentais da OMS.

Quais são os principais problemas de jogos online?

Uma das ameaças mais comuns nos jogos é o phishing, também muito popular no Facebook. Os criminosos usam e-mails com links para páginas falsas de jogos online, nas quais pedem que os usuários alterem sua senha de acesso ou forneçam dados do cartão de crédito.

Como combater o vício em videogame?

Alguns estudos apontam que o antidepressivo bupropiona pode ajudar no combate ao vício em videogame. Se os outros métodos não funcionarem, pergunte ao médico ou psiquiatra se ela é uma boa opção para o seu caso. [13] Passe uma lista dos medicamentos que você toma ao médico ou psiquiatra.

Quais as causas do vício em games?

Veja abaixo os principais fatores de risco para o vício em games: O vício em games, como já explicado, é caracterizado pela priorização do jogo em detrimento a outras funções básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. Dando exemplos mais palpáveis, isso ocorre quando a pessoa:

Qual o melhor tratamento para vício em jogos online?

A psicoterapia cognitivo-comportamental é a opção mais utilizada em tratamento para vício em jogos online. Nela, afinal, o paciente entende os aspectos de sua dependência e cria condições para desenvolver formas de se relacionar socialmente, longe do ambiente dos jogos online.

Como identificar o vício em videogames?

Assim, para identificar o vício em videogames e, portanto, para prevenir e tratar esse comportamento, é necessário saber que existe uma série de indicadores comportamentais do vício. Nesse sentido, os sintomas relacionados a esse vício são os seguintes:

Postagens relacionadas: