Greve 20 maio 2022

greve 20 maio 2022

Quando será o pré-aviso de greve?

1. É público que existe um pré-aviso de grevedirigido a todos os trabalhadores da Função Pública (docentes e não docentes), para o dia 20 de maiode 2022, (sexta-feira). Por esse motivo, o desenvolvimento normal das atividades letivas poderá estar comprometido.

Quais os sectores mais afectados pela greve da administração pública?

O protesto tem início pelas 14h30 do Marquês do Pombal, rumo à Assembleia da República. Os sectores da Saúde e da Educação são os mais afectados pela greve desta sexta-feira dos trabalhadores da administração pública, que registava às 9h uma adesão superior a 80%, com escolas encerradas e hospitais em serviços mínimos, segundo fonte sindical.

Como foi o fim da greve do INSS?

(Imagem: FDR) O fim da greve do INSS foi oficializado mediante a assinatura de um acordo entre ambas as partes, no qual o Governo Federal através do MTP atende a todas as reivindicações da categoria.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Como convocar uma greve?

Sempre que um sindicato ou uma união de trabalhadores tenta negociar algo com uma entidade patronal e esse processo falha, normalmente pensa-se em convocar uma greve como forma de protesto. O primeiro passo para que tal suceda é o envio de um aviso prévio.

Qual a desvantagem de fazer greve?

No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Postagens relacionadas: