Urss mapa

urss mapa

Quais são as raízes da URSS?

As raízes da URSS estão na Revolução de 1917 e na Guerra Civil Russa (1918 e 1921). Oficialmente, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada no dia 30 de dezembro de 1922, ao fim do congresso dos sovietes. Estes eram um conselho que reunia operários, soldados e camponeses.

Qual foi o resultado da dissolução da URSS?

O resultado foi a dissolução da URSS ao fim de 1991, após a criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Quando foi dissolvida, a URSS concentrava 22 milhões de quilômetros quadrados e uma população de 288,6 milhões de pessoas. Este conteúdo foi útil?

Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial para a URSS?

A URSS ficou isolada da Crise de 1929 e da Grande Depressão que se seguiu na década de 30. No entanto, o país não saiu ileso à Segunda Guerra Mundial, perdendo 16,5 milhões de pessoas, entre civis e militares.

Qual é o território da URSS?

Durante sua existência, a URSS foi o maior país em área do mundo. Incluía mais de 8,6 milhões de milhas quadradas (22,4 milhões de quilômetros quadrados) e se estendia por 6.800 milhas (10.900 quilômetros) desde o Mar Báltico no oeste até o Oceano Pacífico no leste. A capital da URSS era Moscou, que também é a capital da Rússia moderna.

Qual é a diferença entre a URSS e a Rússia?

Enquanto a União Soviética contava com apenas um partido político, o Partido Comunista, a Rússia permite a existências de múltiplos partidos. Sendo a Rússia Unida o segundo maior partido do país, e atual base do governo Putin.

Qual era a capital da URSS?

Incluía mais de 8,6 milhões de milhas quadradas (22,4 milhões de quilômetros quadrados) e se estendia por 6.800 milhas (10.900 quilômetros) desde o Mar Báltico no oeste até o Oceano Pacífico no leste. A capital da URSS era Moscou, que também é a capital da Rússia moderna.

Quais as consequências da Segunda Guerra Mundial?

As conseqüências políticas, econômicas e sociais da Segunda Guerra Mundial afetaram a vida de milhões de pessoas nos anos seguintes à sua conclusão e moldaram o mundo hoje. A guerra terminou com um saldo entre 50 e 70 milhões de vítimas.

Quais países surgiram após a Segunda Guerra Mundial?

Após a Segunda Guerra Mundial novos países surgiram e alguns tiveram suas fronteiras redesenhadas. A Áustria, que havia sido anexada pela Alemanha em 1938, ressurge como país independente. Itália, Hungria, Bulgária, Romênia e Iugoslávia depõem a monarquia e a substituem pelo regime republicano.

Quais foram as consequências da guerra para o Brasil?

No entanto, com o avanço da guerra, o comércio com os países do Eixo se tornou quase impossível e os Estados Unidos iniciaram esforços diplomáticos e econômicos forçados para trazer o Brasil para o lado Aliado.

Quais foram os objetivos da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945. O principal objetivo do conflito era o de combater os governos militaristas e autoritários que surgiram em alguns países da Europa e buscavam se expandir, ocupando outros territórios.

Postagens relacionadas: