Panela de pressão

panela de pressão

Quais os perigos da panela de pressão?

Os riscos de uma panela de pressão que apresenta defeitos ou que são mal utilizadas, vão desde o vazamento de líquidos, que pode causar queimaduras, deformação e até a explosão da panela. Este último caso pode ocorrer se as válvulas de alívio ou controladoras de pressão estiverem entupidas e não atuarem para conter o aumento de pressão interna..

Como saber se uma panela de pressão é seguro?

Durante nosso teste, medimos a temperatura da alça e do cabo das panelas de pressão para verificar se, em algum dos modelos, ela passa de 70ºC, limite estabelecido pela legislação. Todos os modelos avaliados se provaram seguros quanto ao desempenho térmico, não ultrapassando a temperatura máxima permitida.

Qual é a pressão atmosférica de uma panela?

A pressão atmosférica ao nível do mar é 1 atm e, dentro da panela, ela pode atingir valores entre 1,44 e 2,0 atm, resultando em temperaturas de ebulição de cerca de 120ºC. Essa pressão atinge um determinado limite e empurra a válvula com pino que fica na tampa da panela.

Quem inventou a panela de pressão?

A primeira panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin em 1679, e foi chamada inicialmente de Marmita de Papin ou Digestor de Papin. Com ela, Papin pôde demonstrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição, baseado na lei de Boyle-Mariotte. Ilustração do Digestor de Papin (1679).

O que é uma panela de pressão?

A panela de pressão é equivalente a um vaso de pressão destes que encontramos nas indústrias, só que em volume muito menor, mas o princípio técnico de funcionamento é idêntico, por exemplo, a uma caldeira de vapor.

Como saber se uma panela de pressão é seguro?

Durante nosso teste, medimos a temperatura da alça e do cabo das panelas de pressão para verificar se, em algum dos modelos, ela passa de 70ºC, limite estabelecido pela legislação. Todos os modelos avaliados se provaram seguros quanto ao desempenho térmico, não ultrapassando a temperatura máxima permitida.

Como avaliar o manuseio da panela de pressão?

Nesta etapa da avaliação, o manuseio da panela de pressão é analisado pensando no conforto e na segurança do consumidor. Alguns fatores, como a facilidade da limpeza e a indicação de volume máximo no seu interior, tornam menos complicado o uso diário desse utensílio, que já está cercado de receios.

Por que uma panela de pressão elétrica explode?

No caso das panelas de pressão elétrica, existem duas razões principais que podem causar a explosão da panela. Válvula de pressão entupida ou obstruída. Com isso, a panela não libera o excesso de pressão durante o cozimento.

Como funciona a panela de pressão? O risco de explosão existe exatamente devido ao modo de funcionamento da panela de pressão. Ao adicionar água e fechar a panela, forma-se vapor interno e pressão — responsáveis por acelerar o cozimento do alimento. Para que o calor fique dentro da panela, na parte interna da tampa, existe uma borracha de vedação.

Qual é a temperatura interna da panela de pressão?

A pressão atmosférica é de 1 atm ou 760 mm de mercúrio ao nível do mar, mas dentro da panela de pressão ela pode variar de 1,44 atm a 2 atm. Além disso, outro fato notável é que enquanto o ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar, a temperatura interna da panela de pressão pode chegar a cerca de 120°C. Não pare agora...

Qual foi a primeira panela de pressão?

A Marmita de Papin servia inicialmente como instrumento científico usado na física experimental e era composto de um cilindro de ferro e um segundo cilindro de bronze hermeticamente fechado, através de uma tampa circular de bronze.

Como é calculada a pressão absoluta dentro da panela?

A pressão absoluta dentro da panela é dada pela pressão de vapor saturado da água e esta está representada na Figura 1 ( a pressão de vapor saturado da água é fornecida pela Equação de Clausius-Clapeyron também apresentada nesta figura).

Qual a relação entre a pressão da panela e as características da válvula?

Mas não é o caso das panelas que usualmente conhecemos e que operam sobre a chama do fogão. Quanto a uma equação que relacione a pressão na panela com as características da válvula até é possível de se obter se conhecermos o peso da válvula e suas dimensões.

Postagens relacionadas: