Doença das chagas

doença das chagas

Como diagnosticar a doença de Chagas?

Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).

Qual o melhor medicamento para doença de Chagas?

Medicamentos para Doença de Chagas. Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: Amiodarona. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

Quais são as vias de transmissão da doença de Chagas?

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. Ela recebe esse nome como homenagem ao pesquisador brasileiro que a descobriu, Carlos Chagas. A transmissão ocorre, principalmente, devido à picada de um inseto popularmente conhecido como barbeiro.

Qual o tratamento para a doença de Chagas?

O tratamento para a doença de Chagas tem sido considerado uma abordagem medicinal promissora para pacientes de fase aguda, indeterminada ou crônica, exceto quando apresentam sintomas extremamente severos de cardiopatia ou envolvimento do trato digestivo.

Como é feito o diagnóstico laboratorial da doença de Chagas?

Na fase aguda da doença de Chagas o diagnóstico laboratorial é baseado na observação do parasito presente no sangue dos indivíduos infectados, através de testes s parasitológicos diretos como exame de sangue a fresco, esfregaço e gota espessa ( Figura 1 ).

Como ocorre o ciclo da doença de Chagas?

O ciclo da doença de chagas acontece por meio do Barbeiro, que fica contaminado com o protozoário ao picar algum animal que tenha a doença. Ele é o único transmissor da doença de chagas para o ser humano.

Quais animais podem infectar o parasita de Chagas?

É importante destacar que o parasita também é capaz de infectar outros animais além do homem, incluindo cães, gatos, porcos, roedores, gambás, morcegos, etc., sendo estes importantes reservatórios para a transmissão da doença de Chagas para humanos.

Como ocorre a doença de Chagas?

A transmissão ocorre, principalmente, devido à picada de um inseto popularmente conhecido como barbeiro. Já no interior do organismo humano, o protozoário pode ser encontrado no sangue ou em fibras musculares, principalmente nas do coração e do sistema digestório.

Quais são as principais manifestações de Chagas crônicos?

Uma dilatação exagerada do cólon (megacólon) ou do esôfago (megaesôfago) são as principais manifestações desta forma de Chagas crônico. O megaesôfago provoca dificuldade para engolir alimentos e regurgitação frequente. O megacólon se caracteriza por prisão de ventre e dor abdominal.

Qual o melhor medicamento para doença de Chagas?

Medicamentos para Doença de Chagas. Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: Amiodarona. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Postagens relacionadas: