Idade da reforma em portugal 2022

idade da reforma em portugal 2022

Qual a Idade da reforma em Portugal?

A idade legal de acesso à reforma em 2021 é, recorde-se, de 66 anos e 6 meses, de acordo com a Portaria n.º 30/2020, de 31 de janeiro.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Qual o preço da reforma antecipada em 2022?

Desce agora, em 2022, para os 14,06%. Assim, a quem pedir a reforma antecipada durante 2022 serão aplicados dois cortes: um por esta via e outro pela antecipação, que corresponde a 0,5% por cada mês que falte para a idade da reforma.

Qual a Idade da Reforma Trabalhista?

Já é oficial: uma portaria do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social publicada esta sexta-feira em Diário da República determina que a idade da reforma vai descer dos 66 anos e sete meses em 2022 para os 66 anos e quatro meses em 2023, menos três meses.

Qual é a idade de acesso à reforma em Portugal?

A idade de acesso à reforma em Portugal, é de 65 anos no caso dos beneficiários “impedidos legalmente de continuar a prestar o trabalho ou atividade para além daquela idade”. No entanto, têm de ter trabalhado, pelo menos, nos cinco anos civis anteriores ao ano de início da pensão.

Qual é a Idade da reforma?

A idade legal da reforma é 66 anos e 5 meses. Todos quanto atinjam essa idade e tenham pelo menos 15 anos de descontos (seguidos ou interpolados) podem aceder à pensão de velhice. Contudo, as pessoas com carreiras contributivas longas podem ter uma idade pessoal de reforma diferente da idade legal.

Quais as condições para a reforma em Portugal?

Significa que se tiver esta idade, no mínimo, já poderá pedir a sua reforma em Portugal. Saiba, no entanto, que esta idade continuará a sua rota de subida e já se encontra aprovado um aumento no próximo ano, no qual a idade para a reforma passará para 66 anos e 5 meses. Assim, teremos o aumento de mais um mês na idade da pensão de velhice, em 2019.

Qual é a Idade da reforma em Portugal em 2022?

A pandemia fez baixar a idade da reforma em Portugal para os 66 anos e 4 meses em 2023. O fator de sustentabilidade também desce em 2022. A idade da reforma em Portugal vai voltar a subir em 2022 para os 66 anos e 7 meses, ainda que o fator de sustentabilidade passe a ser de 14,06%, abaixo dos 15,5% em vigor em 2021 .

E o que acontece se pedir antes? Mesmo que ainda tenha alguns anos de trabalho pela frente, veja como funciona e o que fazer para não sofrer penalizações quando deixar de trabalhar. Se a idade da reforma já está a chegar, veja o que vai precisar. Pode fazer o pedido com uma antecedência máxima de três meses em relação à data de início da reforma.

Quando a reforma antecipada é possível?

No caso dos funcionários públicos, a reforma antecipada é possível quando o beneficiário estiver numa das seguintes situações: Pelo menos, 40 anos de serviço efetivo aos atingir os 60 anos de idade;

Qual a idade mínima para pedir a reforma antecipada em 2021?

Sem acesso aos regimes especiais, são exigidos 60 anos de idade e 40 anos de descontos para poder pedir a reforma antecipada em 2021. No entanto, há excepções às regras nos pedidos de aposentação antecipada.

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Como calcular a pensão para reforma antecipada em 2021?

Como calcular a pensão? A base de cálculo para a reforma antecipada em 2021 será sempre os 66 anos e 6 meses de idade, já que essa é a idade legal para a reforma. Quem se aposentar antes desse momento terá de reduzir ao valor da sua reforma os 15,5% do fator de sustentabilidade e os 0,5% por cada mês de antecipação.

Postagens relacionadas: