Síndrome da morte súbita

síndrome da morte súbita

Qual é a síndrome da morte súbita infantil?

A síndrome da morte súbita infantil é um diagnóstico de exclusão, o que significa que outras causas de morte devem ser descartadas. A causa da morte de um bebê só pode ser determinada através de um processo de coleta de informações e da realização de testes e procedimentos forenses às vezes complexos.

Quais são as causas da morte súbita?

Embora a sua causa não seja totalmente esclarecida, algumas possibilidades indicam que a morte súbita pode estar relacionada com o mecanismo que controla a respiração durante o sono, por uma parte do cérebro ainda imatura, que se vai desenvolvendo ao longo do primeiro ano de vida, período durante o qual existe maior risco de sofrer esta síndrome.

Por que a morte súbita é inaceitável?

Apesar de rara, a morte súbita é ainda inaceitável pelas pessoas e vista pelas mesmas como uma quebra injusta do ciclo natural da vida, principalmente quando envolve atletas e jovens. Raramente a morte súbita é atribuída a um coração estruturalmente normal. [ 1][ 2]

Como evitar a morte súbita do bebê?

A única forma de evitar a morte súbita do bebê é evitando os fatores de risco acima citados e cuidar do bebê, tornando seu berço um lugar seguro de descanso. Algumas estratégias que podem ajudar são:

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde estima que ocorrem 17 milhões de mortes no mundo por insuficiência cardiovascular anualmente e 4 milhões desses óbitos configuram morte súbita. Por que a morte súbita acontece? 80% dos casos de morte súbita estão relacionados a doenças cardiológicas e neurológicas.

Quais são as enfermidades que causam morte súbita?

Como ocorre a morte súbita?

Pode ocorrer tanto por processo patológico (como por exemplo, um ataque cardíaco fulminante) como por meio de violência (envenenamento ou pancada forte na cabeça) tanto em adultos como em crianças. Geralmente ocorre nas primeiras horas do dia. A morte súbita pode acontecer na primeira hora ou nas primeiras 24 horas após o aparecimento de sintomas.

Quais são os fatores de alerta para morte súbita?

A morte súbita está vinculada a alguns fatores de alerta que são: ocorrência de tonturas ou perda de consciência durante exercício, história familiar de morte súbita, dor torácica durante esforço com palpitações associadas e electrocardiograma (ECG) anormal.

Quais são as causas mais comuns de morte súbita em bebês?

A maioria dos casos de morte súbita está ligada a infarto do miocárdio, arritmias, acidente vascular cerebral (AVC) e, em menor frequência, defeitos congênitos do coração e de vascularização. Em casos de morte súbita em bebês, as causas mais comuns são malformação do coração, problemas respiratórios e engasgos.

Quais são as causas de morte súbita cardíaca?

O infarto do miocárdio (doença das coronárias) é apenas uma das causas de morte súbita cardíaca. No infarto do miocárdio há uma obstrução nas artérias coronárias que diminuem o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, fazendo com que falte oxigênio e ele sofra.

Postagens relacionadas: