Surto de hepatite

surto de hepatite

O que é a hepatite A?

O que é a hepatite A? A hepatite A é uma doença infecciosa aguda do fígado causada pelo vírus da hepatite A (HAV). Descoberto em 1975, este vírus entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando a inflamação denominada hepatite A.

Quantos casos de hepatite A existem no Brasil?

De acordo com o Ministério da Saúde, foram diagnosticados mais de 138 mil casos de hepatite A no Brasil entre 2000 e 2011. No mundo, são registrados 1,4 milhão de novos casos da doença todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como é transmitida a hepatite?

As mãos são as principais portas de entrada para muitas infecções, incluindo a hepatite A. Ao tocar em alimentos que serão ingeridos por outras pessoas, você pode facilitar o contágio. Um pequeno número de pessoas com hepatite A continuará a apresentar os sinais e sintomas da doença por muitos dias após o diagnóstico, geralmente desaparecem logo.

Como é feito o diagnóstico da hepatite no Brasil?

É importante que o clínico geral, hepatologista ou infectologista seja consultado assim que forem identificados os primeiros sintomas de hepatite, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, caso haja necessidade. Conheça mais sobre os principais tipos de hepatites virais no vídeo a seguir:

Quais são os tipos de hepatite?

Hepatite C: A hepatite C também é causada por um vírus e tem um meio de transmissão similar ao da hepatite B. Hepatite medicamentosa: A hepatite medicamentosa é aquela causada pelo consumo excessivo de certos tipos de medicamentos que acabam por agredir o fígado, causando o processo inflamatório.

Como tratar a hepatite?

A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal. Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.

Quais as formas de transmissão da hepatite?

Quais as formas de transmissão da hepatite A? A transmissão da hepatite A é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal (OMS, 2019).

Quando foi descoberto o vírus da hepatite?

O vírus da hepatite A só foi descoberto em 1973. Até a década de 1960, nenhum dos 3 principais vírus da hepatite, conhecidos atualmente, havia sido identificado. Naquela época, sabíamos que os pacientes tinham hepatite, mas a causa da inflamação no fígado era desconhecida.

Quais são os sintomas da hepatite?

O tratamento, neste caso, baseia-se no manejo dos sintomas causados pela doença. Esteja ciente de que a fadiga é um sintoma comum em pessoas infectadas com hepatite A. Por essa razão, saiba que é normal sentir-se cansado ou sem energia até mesmo para cumprir tarefas diárias.

Quantos casos de hepatite A existem no Brasil?

De acordo com o Ministério da Saúde, foram diagnosticados mais de 138 mil casos de hepatite A no Brasil entre 2000 e 2011. No mundo, são registrados 1,4 milhão de novos casos da doença todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são os fatores de risco para a transmissão da hepatitea?

Ser HIV positivo com sistema imunológico comprometido. Morar em lugares com altos índices de hepatite A também pode favorecer a transmissão da doença. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região nordeste do Brasil concentra o maior número de casos de hepatite A, seguida pela região norte.

Quanto tempo dura a hepatite?

Tem cura? O vírus da hepatite A não permanece no organismo depois que a infecção desaparece por completo. A maioria das pessoas com hepatite A se recupera dentro de três meses. Quase todos os pacientes melhoram em seis meses, com raras exceções. Além disso, o risco de morte por hepatite A é muito baixo, somente nos casos de hepatite fulminante.

Postagens relacionadas: