Universidade de tras os montes e alto douro

universidade de tras os montes e alto douro

Onde fica a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro?

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (sigla: UTAD) é uma universidade pública localizada na cidade de Vila Real, em Portugal. Fundada em 1973 como Instituto Politécnico de Vila Real ( IPVR ), adquiriu em 1986 reconhecimento como universidade.

Quais são as principais características da versão de Trás-os-Montes?

A versão de Trás-os-Montes tem presunto, batata, alho, tomate, cebola, ovo cozido e um toque de vinho do Porto. Os cuscos foram introduzidos na gastronomia transmontana há vários séculos por influência muçulmana ou judaica, tal como o cuscuz, comida muito popular entre muçulmanos e judeus.

Qual a importância da UTAD para o sistema universitário português?

Hoje a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.

Quais eram as comarcas de Trás-os-Montes?

No início do século XIX, Trás-os-Montes incluía as comarcas de Bragança, Miranda, Torre de Moncorvo e Vila Real. No interior do seu território estava encravado o couto de Ervededo que dependia da comarca de Braga (província de Entre-Douro-e-Minho ).

Onde fica a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro?

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (sigla: UTAD) é uma universidade pública localizada na cidade de Vila Real, em Portugal. Fundada em 1973 como Instituto Politécnico de Vila Real ( IPVR ), adquiriu em 1986 reconhecimento como universidade.

Qual é a fronteira entre os Montes e Alto Douro?

Desse modo, Trás os Montes e Alto Douro é uma província de Portugal que faz fronteira com o Minho e o Douro. É uma região pouco povoada e com bastante emigração.

Quais são os limites do território de Trás-os-Montes?

Tradicionalmente, o território de Trás-os-Montes é limitado a norte pela Galiza, a leste pela Região de Leão, a oeste pelo rio Tâmega e a sul, pelo rio Douro. Esses limites variaram, ligeiramente, ao longo dos tempos.

Quais são os distritos da província de Trás-os-Montes?

A Província de Trás-os-Montes passou a agrupar os distritos de Bragança e de Vila Real . A província, agora com a designação de Trás-os-Montes e Alto Douro e englobando alguns concelhos na margem esquerda do Douro, foi reinstituída pela reforma administrativa de 1936, em conformidade com a Constituição de 1933 ( Estado Novo ).

Quais são os cursos da UTAD?

A UTAD oferece cursos de 1º, 2º e 3º ciclos de estudos conducentes aos graus de Licenciado, Mestre e de Doutor, respetivamente, nas mais diversas áreas de estudo, organizados em cinco Escolas: Ciências Agrárias e Veterinárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências e Tecnologia; Ciências da Vida e do Ambiente; e Escola Superior de Saúde.

Onde está localizada a UTAD?

A UTAD tem o seu próprio espaço no seio do ensino superior em Portugal pois contribui para que as carências detetadas quanto a cursos de interesse nacional sejam satisfeitas, escolhendo áreas ainda não esgotadas quanto ao mercado de trabalho. A Universidade está situada em Folhadela, na cidade de Vila Real, no campus denominado de Quinta de Prados.

Quais são os desafios da UTAD?

Traçar uma visão prospetiva dos territórios é o mais recente desafio que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do seu Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), vai lançar, ao longo dos próximos meses, a um conjunto de personalidades, investigadores e à própria sociedade civil.

Quais são os sistemas de ensino superior em Portugal?

Neste guia das universidades públicas damos-lhe a conhecer as instituições de ensino superior públicas que existem no país. Conheça-as. Neste guia das universidades públicas portuguesas estão incluídas as instituições de ensino superior universitário, instituições de ensino politécnico e institutos universitários.

Postagens relacionadas: