Úlcera no estômago

úlcera no estômago

O que é uma úlcera estomacal?

Uma úlcera estomacal é uma ferida no revestimento do estômago que pode causar muita dor e desconforto. Ela é um tipo de úlcera péptica (que afeta o estômago ou o intestino delgado) chamada também de úlcera gástrica. Mas não se prenda ao nome da doença, e sim aos sintomas de alerta para iniciar o tratamento o quanto antes.

Como curar uma úlcera no estômago?

Embora a dieta não seja capaz de curar uma úlcera no estômago, comer alimentos mais leves ajuda a aliviar os sintomas de úlcera no estômago além de melhorar a saúde como um todo. Além disso, é fundamental lavar bem as mãos e higienizar os alimentos antes do preparo para diminuir o risco de contaminação pela H. pylori.

Quais os sintomas da úlcera gástrica?

Esta dor afeta normalmente a parte superior do estômago e pode passar para o esterno, a parte baixa do ventre e inclusive chegar até à zona das costas. Aparece com maior frequência depois das refeições ou durante a noite, o que pode afetar o sono e o descanso do paciente.

Quais são as causas da úlcera?

Além disso, uma alimentação desequilibrada, rica em gordura, açúcares e alimentos irritativos, como cafeína ou pimenta, por exemplo, podem agravar os sintomas e a progressão da úlcera e outras doenças gástricas, como refluxo. Conheça outras causas de úlcera.

Quais os sintomas de úlcera no estômago?

Saiba então quais os sintomas de úlcera no estômago e como tratar essa ferida. Uma úlcera estomacal é uma ferida no revestimento do estômago que pode causar muita dor e desconforto. Ela é um tipo de úlcera péptica (que afeta o estômago ou o intestino delgado) chamada também de úlcera gástrica.

Quais são as causas da úlcera?

Além disso, uma alimentação desequilibrada, rica em gordura, açúcares e alimentos irritativos, como cafeína ou pimenta, por exemplo, podem agravar os sintomas e a progressão da úlcera e outras doenças gástricas, como refluxo. Conheça outras causas de úlcera.

O que é uma úlcera gástrica?

Uma úlcera gástrica (no estômago) é uma ferida que se forma na mucosa (pele que reveste o estômago), podendo em alguns casos sofrer ruptura ou causar hemorragia (sangramento).

Qual o melhor remédio caseiro para úlcera gástrica?

A batata é um antiácido natural que não tem contraindicações, muito eficaz em caso de gastrite e úlcera. Confira essa e outras receitas de remédio caseiro para úlcera gástrica.

Como tratar úlcera gástrica?

O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de remédios que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo, mesmo durante a gravidez. Pode ser recomendado também pelo médico o uso de analgésicos para controlar as dores, caso haja necessidade.

Quais são as causas mais comuns de gastrite e úlcera?

A infecção por esta bactéria é a causa mais comum para o aparecimento de gastrite e úlcera. Trata-se de uma infecção bastante fácil de ser transmitida, pois o micro-organismo se encontra na saliva, nos dentes e nas fezes do infectado.

Como é feito o diagnóstico da úlcera gástrica?

O diagnóstico da úlcera gástrica é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser recomendada a realização de uma endoscopia digestiva alta para identificar a causa e verificar a extensão e gravidade da úlcera.

Quais são os sintomas da úlcera?

“A úlcera pode não gerar sintoma algum, contudo, há quem sinta dor abdominal na parte superior, próxima à região abaixo do diafragma. Ela ainda piora com estômago vazio, causando náuseas e vômitos, inclusive com sangue”, cita a médica Liete Camara.

Postagens relacionadas: