Ninhos de vespas asiáticas

ninhos de vespas asiáticas

Como saber se o ninho de vespa é asiático?

Olhando para uma mancha de vegetação, o ideal é tentar descobrir uma coloração castanha-clara no meio do verde. Os ninhos de vespa asiática distinguem-se dos da vespa-crabro por apresentam uma entrada lateral em vez de no fundo do ninho.

Quais são as características da vespa asiática?

A vespa asiática é uma espécie que se adapta bem em ambientes urbanos. Os ninhos não se encontram só no topo das árvores, também é possível encontrá-los no solo, em muros, telheiros, alpendres, varandas, barracões, pelo que o contacto com as pessoas é uma realidade e todos os anos há pessoas que são picadas.

Como a vespa asiática se adapta em ambientes urbanos?

E se sim, sabe-se de que forma? A vespa asiática é uma espécie que se adapta bem em ambientes urbanos. Os ninhos não se encontram só no topo das árvores, também é possível encontrá-los no solo, em muros, telheiros, alpendres, varandas, barracões, pelo que o contacto com as pessoas é uma realidade e todos os anos há pessoas que são picadas.

Por que a vespa asiática é uma ameaça para a saúde pública?

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O ano passado, as mortes de quatro pessoas em Portugal foram associadas a picadelas deste inseto .

Quanto tempo dura um ninho de vespa asiática?

Ninho de vespa asiática Com a saída das obreiras, o crescimento do ninho e da colónia é exponencial. A duração média de vida das obreiras é variável em função das temperaturas, mas poderá ser entre 30 e 55 dias, semelhante ao da vespa-europeia.

Qual é a origem da vespa asiática?

A vespa-asiática é originária das regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, e encontra-se presente sobretudo nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.

Por que a vespa asiática é uma ameaça para a saúde pública?

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O ano passado, as mortes de quatro pessoas em Portugal foram associadas a picadelas deste inseto .

Qual é o ciclo biológico da vespa asiática?

A vespa-asiática é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão, quando atacam em massa as colmeias. Durante o inverno, as rainhas hibernam fora do ninho, em árvores, em rochas ou no solo.

Quais são as características do vespão asiático? É uma espécie de vespa cujo nome científico é Vespa velutina. Originário do Sudeste Asiático, caracteriza-se por possuir um grande porte; na verdade, a rainha pode medir cerca de 3,5 cm, e as operárias e machos não mais que 3 cm. Possui tórax e abdômen pretos, exceto o quarto segmento que é amarelo.

Quais são os perigos da vespa asiática?

Como saber se uma vespa é asiática?

Se encontrarmos uma vespa grande, como podemos ver se é asiática? E o que é mais aconselhável fazer? A vespa-asiática ( Vespa velutina) é uma espécie que se identifica bastante bem por ter as patas amarelas e o corpo bastante escuro com um segmento laranja no abdómen.

Qual é a diferença entre vespa asiática e vespa europeia?

A vespa-asiática é problemática porque alimenta-se das abelhas que produzem mel e causa danos económicos. A vespa-asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que qualquer vespa europeia. Como distinguir a vespa-asiática da vespa-europeia?

Qual é a espécie mais parecida com a vespa asiática?

A espécie mais parecida com ela em Portugal é a vespa-europeia ( Vespa crabro), que apresenta uma coloração mais amarelada, tem as patas pretas e é ligeiramente maior do que a vespa-asiática.

Por que a vespa-asiática é perigosa para os seres humanos?

Todas as vespas são carnívoras predadoras e por isso alimentam-se de outros insetos. A vespa-asiática é problemática porque alimenta-se das abelhas que produzem mel e causa danos económicos. A vespa-asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que qualquer vespa europeia.

Postagens relacionadas: