O ano da morte de ricardo reis análise

o ano da morte de ricardo reis análise

Qual é a história de Ricardo Reis?

Saramago convida o leitor a percorrer Portugal, internamente, e o interior da personagem Ricardo Reis. Ricardo Reis, em fins de dezembro de 1935, chega de barco a Lisboa, vindo do Brasil onde esteve dezasseis anos a viver. É o reencontro com a sua cidade que deixara há anos e é justamente aí que começa a nova experiência.

Qual a atitude de Ricardo Reis?

Na sua estadia por Lisboa, Ricardo Reis apresenta uma atitude de alienação face ao mundo que o rodeia em geral (basta lembrar, por exemplo, a sua incapacidade para ler as entrelinhas do discurso oficial que domina os jornais) e particularmente em relação às mulheres.

Onde fica a casa de Ricardo Reis?

De um ponto de vista mais restrito, coexistem, no romance, dois espaços fundamentais: o Hotel Bragança, na Rua do Alecrim e, mais tarde, a casa que Ricardo Reis arrenda na Rua de Santa Catarina. Esta passagem de residência também não é acidental, como veremos mais à frente.

Qual é a relação de Ricardo Reis com Lídia?

Ricardo Reis mantém com ela uma relação diferente da que tem com Lídia. É uma relação quase idealizada (apenas trocaram dois beijos), pois Marcenda é aquela que deve murchar.

Quem foi o criador de Ricardo Reis?

Segundo Pessoa, o heterônimo Ricardo Reis foi criado no ano de 1912, como autor de poemas pagãos, ou em 1914, as declarações de Pessoa são divergentes. Seu nascimento, segundo Fernando Pessoa, foi em 19 de setembro de 1887.

Quais foram as primeiras obras de Ricardo Reis?

As primeiras obras de Ricardo Reis foram publicadas na revista Athena, fundada por Fernando Pessoa em 1924. Entre 1927 e 1930, publicou várias Odes na revista Presença, de Coimbra.

Qual é o ano da morte de Ricardo Reis?

Criado em 1913, Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, deu voz aos poemas de índole pagã inspirados na cultura greco-latina. Ricardo Reis nasceu em 19 de setembro de 1887. A indefinição do ano de sua morte é mote para o livro O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago

Qual era a formação de Ricardo Reis?

Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

Qual é a biografia de Ricardo Reis?

Ricardo Reis é um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa. O poeta português foi vários poetas ao mesmo tempo, além de Ricardo Reis, foi também Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.

Qual era a formação de Ricardo Reis?

Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

Como surgiu o romance de Ricardo Reis?

O romance pode ter começado a ser escrito nesse acaso, talvez premonitório, em que Ricardo Reis surgiu numa primeira leitura a Saramago e se lhe impôs com versos que eram como regras para cumprir. Todavia, uma frase do mestre inquietou o espírito do autor e motivou-o a pensar num livro.

Quais são os princípios da filosofia de Ricardo Reis?

Ricardo Reis propõe, pois, uma filosofia moral de acordo com os princípios do epicurismo e uma filosofia estóica: carpe diem, ou seja, aproveitai a vida em cada dia, como caminho da felicidade; Seguir o ideal ético da apatia que permite a ausência da paixão e a liberdade ; Aceitação do Fado, da ordem natural das coisas.

Postagens relacionadas: