Feira da castanha

feira da castanha

Como são produzidas as castanhas?

Estas castanhas são obtidas a partir do castanheiro Castanea sativa Mill nas variedades martaínha e longal, e são produzidas em determinadas áreas geográficas definidas. Tive o privilégio de ter sido presentada, pela Agrotamanhos, com uma saca desta castanha na variedade martaínha.

Quais são os objetivos do certame de castanha?

Este evento pretende valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção. O certame, com a duração de três dias, reúne as principais empresas ligadas a este setor, produtos relacionados com a castanha, vinhos, licores, queijos, azeite e toda a gastronomia local.

Como Tirar a casca da castanha?

Para isso, basta que tire a casca exterior da castanha. Faça um corte em cruz na base da castanha e depois com a ponta de uma faca puxe a casca. Coloque um tacho com água ao lume, e quando estiver a ferver, mergulhe algumas castanhas durante uns 30-40 segundos. Retire as castanhas com uma escumadeira e, rapidamente, retire a casca.

Como fazer o corte de castanhas?

Faça um corte em cruz na base da castanha e depois com a ponta de uma faca puxe a casca. Coloque um tacho com água ao lume, e quando estiver a ferver, mergulhe algumas castanhas durante uns 30-40 segundos.

Quais são as variedades de castanhas?

No seu estado original, as castanhas estão cobertas por uma capa dura e espinhosa que se chama ouriço e que contém de 1 a 5 frutos. Existem numerosas variedades mas uma das mais importantes e representativas é o Castanheiro Europeu (Castanea sativa), conhecido em todo o mundo.

Qual a importância das castanhas para a gastronomia?

Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa . Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções.

Como é feito o beneficiamento das castanhas?

O beneficiamento das castanhas pode ou não ser feito. As castanhas com casca podem ser vendidas desidratadas, semidesidratadas ou a granel (sem beneficiamento). As castanhas sem casca (amêndoas) são obtidas quebrando-se manualmente e podem ser vendidas com ou sem película.

Como é a produção de castanha em Portugal?

A produção de castanha em Portugal destaca-se uma lista de produtos com denominação de origem protegida que era composta, em 2012, por 4 referências: A região da Padrela, situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, tem a maior mancha contínua de soutos da Europa, produzindo mais de 12 mil toneladas de castanhas por ano.

A função do beneficiador (a) de castanhas independente envolve o processamento de diferentes tipos de castanhas, como caju e a do Pará, tornando o produto acessível para o consumidor final. Beneficiador de castanha independente pode abrir MEI?

Quais são os problemas da castanha do Pará?

Como fazer a casca de castanhas?

Para isso, basta que tire a casca exterior da castanha. Faça um corte em cruz na base da castanha e depois com a ponta de uma faca puxe a casca. Coloque um tacho com água ao lume, e quando estiver a ferver, mergulhe algumas castanhas durante uns 30-40 segundos.

Como descascar castanhas antes de cozinhar?

Claude Troisgros explica o truque: é só fritar antes de cozinhar. Se você também acha que descascar as castanhas dá um trabalhão, o chef Claude Troisgros explica o que é preciso fazer para que a castanha saia com facilidade da casca. Tudo para deixar a ceia de Natal mais fácil de fazer: Faz um corte em cima da castanha, como se fosse uma cruz.

Como Tirar castanhas de caju?

3 – Por último elas são peladas, ou seja, é retirada a pele que encobre a castanha de caju e chegam aos atravessadores que irão comercializar. 1 – As castanhas de caju são selecionadas na água, umas boiam e outras não, e assim são separadas as melhores castanhas.

Como Tirar castanhas da panela?

Pode repetir este mesmo método, mas fervendo um pouco as castanhas em uma panela com água e sal durante 2 minutos. Em seguida, retire-as da panela e cubra-as com água fria.

Postagens relacionadas: