Figueira de castelo rodrigo o que visitar

figueira de castelo rodrigo o que visitar

Quais são as características de Figueira de Castelo Rodrigo?

Situada na margem esquerda da ribeira de Aguiar, Figueira de Castelo Rodrigo, é uma terra de encantos. O seu imaculado casario, as suas paisagens e os ninhos das cegonhas são imagens que embelezam ainda mais esta vila.

Quais são os melhores lugares para almoçar em Figueira de Castelo Rodrigo?

E se descer ao centro de Figueira de Castelo Rodrigo tem uma sugestão ótima para almoçar – o Restaurante Arco-Íris e a Taverna da Matilde – e pare para provar (e comprar) os vinhos da região na Adega de Castelo Rodrigo.

Quais são os monumentos de Castelo Rodrigo?

Entre as vários monumentos de Castelo Rodrigo destaca-se o que resta das muralhas, o Palácio Cristóvão de Moura, o Pelourinho, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e as casas que fizeram desta povoação, durante mais de 600 anos, sede de concelho.

Qual é a altura de Castelo Rodrigo?

Tem 8 metros de altura é é datado do século XVI, com estilo manuelino. Após as Guerras da Restauração, Castelo Rodrigo foi perdendo a importância e, em 1836, a sede de concelho foi transferida para Figueira de Castelo Rodrigo.

Onde fica a Figueira de Castelo Rodrigo?

Como se pode ver, há muito que visitar numa escapadinha a Figueira de Castelo Rodrigo, aproveitando uma incursão nas fantásticas aldeias históricas de Portugal. São locais mágicos, onde lendas, castelos, tradições e saberes se misturam numa lição de história única.

Qual é a autenticidade de Castelo Rodrigo?

A autenticidade de CASTELO RODRIGO está presente no seu edificado, no seu património material e imaterial, na sua HISTÓRIA e nas suas GENTES, cujos rostos marcados pelo tempo, de que as rugas são registos de memória e labor, e em que as mãos, calejadas, são sinais do trabalho árduo e do AMOR à TERRA onde decidimos viver e que queremos preservar.

Qual é a densidade populacional de Castelo Rodrigo?

Castelo Rodrigo é uma freguesia portuguesa do município de Figueira de Castelo Rodrigo, com 32,94 km² de área e 517 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 15,7 hab/km². Entre 1209 e 1836, foi sede de concelho, até a mesma ter sido transferida para a povoação de São Vicente Mártir, entretanto redesignada Figueira de Castelo Rodrigo .

Qual é a freguesia de Castelo Rodrigo?

Castelo Rodrigo é uma freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo no distrito da Guarda. Está localizada no Vale do Côa, mais concretamente na planície de Ribacôa e era lugar de passagem para os peregrinos de Santiago de Compostela durante a Idade Média. Foi sede de concelho durante 600 anos e acredita-se que foi habitada desde a Pré-História.

Quais são as características da aldeia históricoca de Castelo Rodrigo?

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo conserva, até aos nossos dias, várias referências que nos transportam à época medieval. Descobrem-se ainda vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.

Onde fica a Figueira de Castelo Rodrigo?

Como se pode ver, há muito que visitar numa escapadinha a Figueira de Castelo Rodrigo, aproveitando uma incursão nas fantásticas aldeias históricas de Portugal. São locais mágicos, onde lendas, castelos, tradições e saberes se misturam numa lição de história única.

Qual é a função da Igreja Matriz de Castelo Rodrigo?

A Igreja Matriz de Castelo Rodrigo também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora de Rocamador ou Declamador. Foi construída em estilo românico no século XIII e sofreu remodelações no Século XVII mas a sua principal função terá sido de apoiar as deslocações que os romeiros faziam até Santiago de Compostela.

Postagens relacionadas: