Inspeção
Índice
- Qual a origem da palavra inspeção?
- O que é inspeção e qual a sua importância?
- O que é o processo de inspeção?
- O que é uma inspeção de segurança?
- Por que a inspeção e manutenção é tão importante? A inspeção e manutenção de máquinas e equipamentos na indústria é indispensável, porque, mesmo que as operações sejam realizadas dentro de um limite seguro, há uma depreciação do maquinário, que acontece em função do uso.
Qual a origem da palavra inspeção?
O termo pode se referir a uma análise criteriosa feita com o objetivo de encontrar problemas ou a um estudo técnico detalhado. De acordo com a etimologia a palavra tem origem no grego inspectio.onis e no latim inspectiōne.
O que é inspeção e qual a sua importância?
Já a inspeção judicial é feita por um juiz quando existe a necessidade de verificar ocorrências que sejam importantes para a decisão em um processo. O objetivo é elucidar dúvidas que ajudem a esclarecer fatos e auxiliem no julgamento. A inspeção escolar avalia as condições e o modo de funcionamento de um estabelecimento de ensino.
O que é o processo de inspeção?
Na prática, o processo de inspeção vai determinar se condições de trabalho estão corretas, se o comportamento ao manusear a máquina é feito da forma esperada, se o conjunto de máquinas está adequado, etc.
O que é uma inspeção de segurança?
A inspeção veicular é o exame feito para verificar a segurança e conservação de automóveis. A avaliação é feita por profissionais que analisam os aspectos técnicos para garantir que o carro tem condições de circular com segurança. A inspeção veicular é obrigatória para o licenciamento de um carro e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Por que a inspeção e manutenção é tão importante? A inspeção e manutenção de máquinas e equipamentos na indústria é indispensável, porque, mesmo que as operações sejam realizadas dentro de um limite seguro, há uma depreciação do maquinário, que acontece em função do uso.
O que é uma inspeção de segurança?
O que é inspeção e para que serve?
A inspeção é meio de prova subsidiário. Presta-se, portanto, para os casos em que percepção do julgador não pode ser obtida por outros meios comumente admitidos no processo. Em suma, o exame direto pelo magistrado serve para esclarecer, clarear determinado fato, e não para conhecê-lo.
Qual o objetivo da inspeção?
O objetivo da inspeção é esclarecer o magistrado sobre fato que interesse à decisão da causa. A inspeção deve ter por objeto necessário e exclusivo a elucidação de ponto de fato controvertido.
Qual é o objeto da inspeção?
A inspeção deve ter por objeto necessário e exclusivo a elucidação de ponto de fato controvertido. O seu objeto deve ser precisamente definido, não podendo ser genérico e indeterminado, sob pena de ofensa ao contraditório, além de configurar-se abuso de poder. A inspeção judicial pode ser determinada de ofício ou a requerimento da parte.
O que é necessário para fazer uma inspeção judicial?
Em ambas as hipóteses é necessário que as partes e seus advogados sejam cientificados acerca da data designada para a realização da inspeção, assegurando-se, assim, o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa. O exame ou inspeção judicial pode ter como objeto pessoas ou coisas (art. 481, CPC/2015 ).