Cão de gado transmontano

cão de gado transmontano

Quem é o cão de gato transmontano?

O Cão de Gado Transmontano surgiu como cão de companhia dos pastores. Conheça as características que tornam esta raça única e especial aqui. Data de origem: Séc. XIX Cores: Brancas malhadas de preto, de amarelo, de fulvo ou de lobeiro. Encontre aqui ração para raças grandes.

Quais são as atitudes do cão degado transmontano?

Com as ovelhas, o Cão de Gado Transmontano tem atitudes muito diferentes, dependendo, essencialmente, da boa ou má experiência que com estas teve durante o seu crescimento.

Qual a origem do cão transmontano?

A origem desta raça une-se à história de todos os mastins ibéricos e a sua evolução está ligada à rota da transumância na Península. Companheiro do pastor com funções específicas de guarda contra o ataque do lobo, desde sempre prolífero na zona.

Quais são os tipos de cães de guarda e protecção de gado ovino e caprino?

Trás-os-Montes – Portugal. Cão de guarda e protecção de gado ovino e caprino. Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços. Secção 2.2 – Molossóides, tipo Montanha. Sem prova de trabalho. Machos: 60-75 Kg. Fêmeas: 50-60 Kg.

Quais são as características do cão de gado transmontano?

O Cão de Gado Transmontano surgiu como cão de companhia dos pastores. Conheça as características que tornam esta raça única e especial aqui. Data de origem: Séc. XIX Cores: Brancas malhadas de preto, de amarelo, de fulvo ou de lobeiro.

Qual é a função do cão degado transmontano?

Para além da sua função original de guarda de rebanhos, o Cão de Gado Transmontano tem vindo também a ser usado como cão de guarda de propriedades. Apesar de existir há muito tempo, apenas recentemente alcançou o reconhecimento do Clube Português de Canicultura.

Qual é o carácter do cão de gado?

O macho Cão de Gado é dominador por natureza e tem um carácter mais fogoso e rebelde. É fácil vê-lo desde a primeira infância a esmagar com as patas os outros cães ou a deitar-se em cima deles a ladrar em atitude de dominância.

Qual o gado que não faz parte da alimentação dos cães?

O gado ovino da região é gado de carne e portanto o leite e o queijo também não fazem parte da alimentação destes cães.

Qual é a origem do cão de gado transmontano?

A origem desta raça relaciona-se com a dos outros mastins ibéricos, que partilham, entre si, a função fundamental de proteger o rebanho de potenciais predadores, particularmente o lobo ibérico. O Cão de Gado Transmontano foi criado no nordeste da região de Trás-os-Montes, apenas com uma ligeira intervenção humana no seu processo de desenvolvimento.

Qual é a função do cão degado transmontano?

Para além da sua função original de guarda de rebanhos, o Cão de Gado Transmontano tem vindo também a ser usado como cão de guarda de propriedades. Apesar de existir há muito tempo, apenas recentemente alcançou o reconhecimento do Clube Português de Canicultura.

Qual é o temperamento de um cão vigia?

Não obstante a sua corpulência é um cão de temperamento dócil, mas reservado. É cauteloso sem ser agressivo, sempre calmo e com olhar sereno. É um excecional vigia na sua função de guarda de rebanhos contra o ataque dos lobos, sempre atento nas suas funções de proteção.

Sim, por incrível que pareça os cães de pequeno porte podem ser ótimos cães de guarda. Como o próprio ditado diz: tamanho não é documento, não é mesmo? Vamos conhecer essas ferinhas e suas principais características que o fazem assumir o papel de guarda!

Qual é a origem do cachorro de guarda?

Postagens relacionadas: