Autoridade tributária ivaucher

autoridade tributária ivaucher

Como funciona o apuramento do IVA acumulado?

1. Acumulação Durante junho, julho e agosto, o IVA pago em despesas nos setores da cultura, da restauração e do alojamento, nos estabelecimentos elegíveis, foi sendo automaticamente acumulado na plataforma e-fatura, desde que os consumidores solicitassem as respetivas faturas com o seu Número de Identificação Fiscal (NIF). 2. Apuramento

Quando o IVA vai ser descontado?

A partir do dia 1 de junho e até 31 de agosto, o valor do IVA correspondente aos gastos efetuados em restaurantes, alojamento e cultura poderá ser descontado entre outubro e dezembro. Uma medida que pretende incentivar o consumo, principalmente nos setores mais prejudicados pela pandemia.

Quando a adesão do IVA pode ser feita?

Esta adesão pode ser feita quando o consumidor assim o entender desde que em tempo útil para que o valor do IVA acumulado possa ser descontado.

Quais agências de viagens são contempladas pelos descontos do ivaucher?

Apesar das agências de viagens estarem associadas ao lazer e a empresas de restauração ou alojamento, não serão contempladas pelos descontos do IVAucher. Ou seja, esta medida não contempla descontos caso as suas reservam sejam realizadas através de agências de viagens.

Como alterar o apuramento de IVA?

Se o movimento estiver associado a um apuramento de IVA, não será possível modificar alguns campos: Conta, Valor, Ano, Mês, Dia, Classe de IVA, etc. (*) Faturas do módulo de Logística e Tesouraria, para o qual tenha existido um apuramento de IVA, não poderão ser alteradas.

Qual é o objetivo do apuramento do IVA?

O apuramento do IVA Tem por objetivo calcular a natureza do IVA e de preencher a Declaração Periódica do IVA. A periodicidade da Declaração do IVA poderá ser mensal ou trimestral, devendo ser configurado de acordo com o regime adotado, nas propriedades da empresa no Administrador PRIMAVERA.

Como ativar o tratamento de IVA?

Para ativar o tratamento de IVA, esta opção deve estar ativada no Administrador PRIMAVERA, em: Contabilidade » Parâmetros da Empresa » Ativar funcionalidades Para que na utilização de uma conta do plano de IVA se obtenham os resultados desejados é necessário ter em conta: Movimentos contabilísticos e sua relação com as classes do IVA Exemplo 1

Quais são as viaturas consideradas para efeitos de IVA?

Nota 1 – Para efeitos de IVA são consideradas viaturas de turismo as viaturas ligeiras de passageiros, as viaturas mistas até 9 lugares incluindo o condutor, classificadas como tal nos respetivos livretes. Sabrina Amorim é Advogada, exercendo a sua atividade como trabalhadora independente.

Quando é o pagamento do IVA?

De forma genérica, para quem está no regime normal de IVA, o pagamento do IVA pode ocorrer nos 5 dias seguintes ao término do prazo de entrega da declaração periódica de IVA (mesmo que seja o IVA automático ). Contudo, em consequência da pandemia COVID-19, foram estabelecidos de forma temporária novos prazos de entrega e de pagamento.

Quando é o pagamento do IVA 2022?

IVA mensal – até ao dia 10 do 2.º mês seguinte àquele a que respeitam as operações; IVA trimestral – até ao dia 15 do 2.º mês seguinte ao trimestre do ano civil a que respeitam as operações.

Qual o prazo para entrega da declaração periódica de IVA?

O pagamento de IVA apurado nas declarações periódicas a entregar até abril de 2022 pode ser efetuado até ao dia 25 de cada mês (ou até ao 1º dia útil seguinte, se terminar num feriado ou fim de semana):

Qual é a alíquota do IPVA?

Cada estado tem autonomia para instituir a alíquota do IPVA conforme achar adequado. Em geral, ela fica entre 1% e 6% - com base no valor médio do veículo. A cobrança é feita uma vez por ano, geralmente entre o fim de dezembro e os primeiros meses do ano. Além disso, a forma de pagamento também é definida por cada estado.

Postagens relacionadas: