Atestado médico de incapacidade multiuso 2021

atestado médico de incapacidade multiuso 2021

Qual a validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso?

A validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso, para efeitos de benefícios sociais, económicos e fiscais, foi alargada até 31 de dezembro de 2021. A validade cessa caso se realize uma junta médica de avaliação de incapacidade ou uma junta médica de recurso, em data anterior a 31 de dezembro de 2021.

Quanto custa a renovação do atestado médico de incapacidade multiuso?

Renovação de atestado médico de incapacidade multiuso em processo de revisão ou reavaliação do grau de incapacidade: 5 euros. O pedido de atestado multiuso para doentes oncológicos com diagnóstico recente tem novas regras. A emissão do atestado para estes doentes passa a ser da responsabilidade do hospital onde são acompanhados.

Quais são as novas regras para emissão de atestados de incapacidades multiusos?

“ Os atestados de incapacidade multiusos passarão a ser emitidos por via informática, preferencialmente “, anunciou o secretário de Estado ao órgão de comunicação. O Decreto-Lei do Governo também vai prever a criação de uma nova instância de recurso, uma “ junta de recurso “, sendo que esse recurso passará a ser gratuito.

Como é feita a avaliação da incapacidade e emissão do atestado multiuso?

Para a avaliação da incapacidade e emissão do atestado multiuso é necessário recorrer a um junta médica. Essa avaliação será realizada de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, prevista no Decreto-Lei n.º 352/2007, de 23 de Outubro.

Qual a validade dos atestados de incapacidade multiuso?

Acaba de ser publicado em Diário da República o prolongamento da validade dos Atestados de incapacidade multiuso, até 30 de junho ou 31 de dezembro (conforme a data em que expirou/vai expirar).

Quando os atestados médicos de incapacidade são válidos?

Contudo, isto só é válido se os atestados médicos de incapacidade forem “acompanhados de comprovativo de requerimento de junta médica de avaliação de incapacidade ou, quando aplicável, de junta médica de recurso para a correspondente reavaliação, com data anterior à data de validade:

Quando a junta médica pode se deslocar para o exame de avaliação da incapacidade?

Em situações em que a deficiência ou incapacidade do utente condicione gravemente a sua deslocação, há a possibilidade, ainda que excecional, de um dos elementos da junta médica se deslocar à sua residência para o exame de avaliação da incapacidade.

Como contestar o grau de incapacidade?

Caso o grau de incapacidade seja mantido, pelo Diretor-Geral da Saúde, o utente pode recorrer aos tribunais para contestar a decisão, nos termos da Lei. [Cf. Decreto-Lei n.º 202/96, de 23 de outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 291/2009, de 12 de outubro .]

Como é feito o atestado de incapacidade multiuso?

1. Comunicado Conselho de Ministros de 9 de dezembro de 2021 Os Atestados Médicos de Incapacidade Multiuso vão passar a ser emitidos por via informática e em determinadas patologias a “atribuição” poderá ser feita sem avaliação presencial.

Qual a validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso?

Para efeitos de benefícios sociais, económicos e fiscais, foi prorrogada, até 31 de dezembro de 2020, a validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso (AMIM) emitidos (n.º 11, do artigo 5.º, do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na redação atual). Isto é, o AMIM continuará a vigorar até ao próximo dia 31 de dezembro.

Qual a data de renovação do atestado de incapacidade multiuso?

Apesar da prorrogação da data de renovação do atestado de incapacidade multiuso, até dia 31 de dezembro de 2021, apenas será estendida a data àqueles cujo atestado tiver caducado no ano de 2019 ou 2020 e que apresentem comprovativo do pedido de requerimento antes do término da data de validade.

Como funcionam as juntas médicas para emissão de atestados de incapacidades multiusos?

As juntas médicas, para emissão de atestados de incapacidades multiusos, vão ter novas regras em março. A iniciativa legislativa do Governo prevê ainda que doentes com determinadas patologias possam ter um atestado de incapacidades multiusos, provisório, sem necessidade de se deslocarem a uma consulta.

Como obter o Atestado Médico de Incapacidade Multiuso? O Atestado Multiuso deve ser solicitado no Centro de Saúde da sua área de residência através dos seguintes passos: Pedir ao seu médico um relatório e exames de diagnóstico que comprovem a sua situação clínica e justifiquem a emissão do AMIM.

Qual a validade dos atestados médicos de incapacidade multiuso?

Postagens relacionadas: